
Número de alunos que acertaram menos de um terço em Português aumentou 7 pontos percentuais, e 73% da 1ª série erraram mais de 66% da prova de Matemática
Rio - Os resultados do último Saerjinho — provão bimestral aplicado a 360 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual — revelam falhas no sistema de ensino e queda no desempenho da maioria.
A prova mostrou que 73% dos jovens do 1º ano do Ensino Médio obtiveram no máximo 3,3 em Matemática, numa escala de zero a 10. Em Português, subiu de 24% para 31% o total de estudantes que só acertaram até 1/3 das questões de Português.
Apesar disso, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, afirma que o resultado foi positivo, alegando que a disparidade entre as escolas diminuiu: “O percentual de alunos com bom desempenho em Português aumentou significativamente (de 7% para 13%) na comparação entre os 1º e 3º bimestres. Em Matemática, aumentou ligeiramente na comparação entre esses períodos”.
Os números apresentam aumento ínfimo em Matemática, no entanto. Nessa matéria, a média geral de alunos que acertaram mais de 66% do teste aumentou de 2% para 3%. Embora os índices ainda sejam baixos, o secretário diz que houve melhora da rede como um todo: “Ao avaliarmos a posição relativa das escolas, verificamos que 42% delas mantiveram sua posição no ranking de desempenho ao longo dos bimestres e 30% ganharam posições”.
Bolsa de estudos em faculdade para os melhores
Para motivar os alunos a se dedicarem, o governo planeja dar bolsa de estudos em faculdade particular aos melhores colocados na avaliação anual, o Saerj. O prêmio já valerá para o ano que vem. A instituição ainda não foi escolhida. O governo já dá aos melhores computadores portáteis.
Assim como no 2º bimestre, as escolas do interior foram as melhores. Se destacaram: Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão, em Porciúncula; Centro Educacional Antônio Pecly, em Cordeiro; e Centro Educacional João Kopke, em Engenheiro Paulo de Frontin.
Estudantes dessas unidades vão ganhar viagem cultural de fim de semana à cidade do Rio para conhecer museus e pontos turísticos da capital.
fonte : O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário