Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 29 de outubro de 2011

Escolas do estado do Rio com notas em queda livre


Número de alunos que acertaram menos de um terço em Português aumentou 7 pontos percentuais, e 73% da 1ª série erraram mais de 66% da prova de Matemática

Rio - Os resultados do último Saerjinho — provão bimestral aplicado a 360 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual — revelam falhas no sistema de ensino e queda no desempenho da maioria.

A prova mostrou que 73% dos jovens do 1º ano do Ensino Médio obtiveram no máximo 3,3 em Matemática, numa escala de zero a 10. Em Português, subiu de 24% para 31% o total de estudantes que só acertaram até 1/3 das questões de Português.

Apesar disso, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, afirma que o resultado foi positivo, alegando que a disparidade entre as escolas diminuiu: “O percentual de alunos com bom desempenho em Português aumentou significativamente (de 7% para 13%) na comparação entre os 1º e 3º bimestres. Em Matemática, aumentou ligeiramente na comparação entre esses períodos”.

Os números apresentam aumento ínfimo em Matemática, no entanto. Nessa matéria, a média geral de alunos que acertaram mais de 66% do teste aumentou de 2% para 3%. Embora os índices ainda sejam baixos, o secretário diz que houve melhora da rede como um todo: “Ao avaliarmos a posição relativa das escolas, verificamos que 42% delas mantiveram sua posição no ranking de desempenho ao longo dos bimestres e 30% ganharam posições”.

Bolsa de estudos em faculdade para os melhores

Para motivar os alunos a se dedicarem, o governo planeja dar bolsa de estudos em faculdade particular aos melhores colocados na avaliação anual, o Saerj. O prêmio já valerá para o ano que vem. A instituição ainda não foi escolhida. O governo já dá aos melhores computadores portáteis.

Assim como no 2º bimestre, as escolas do interior foram as melhores. Se destacaram: Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão, em Porciúncula; Centro Educacional Antônio Pecly, em Cordeiro; e Centro Educacional João Kopke, em Engenheiro Paulo de Frontin.

Estudantes dessas unidades vão ganhar viagem cultural de fim de semana à cidade do Rio para conhecer museus e pontos turísticos da capital.

fonte : O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário