Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 30 de outubro de 2011

Convite à luta

Caríssimos,

2011 foi um ano onde a educação ocupou um papel de destaque, seja oficialmente nas campanhas institucionais através de intervenções de setores claramente privatistas (como Todos pela Educação, Fundação Roberto Marinho e tantos outros). Seja pelos movimentos que se colocaram em luta em mais de 18 estados brasileiros, desde a educação básica até as universidades.

Aqui no RJ não foi diferente, enfrentamos uma greve duríssima de mais de 60 dias e que obteve o principal saldo de colocar a categoria de profissionais de educação em movimento, acreditando na Luta! Nesta greve as redes sociais e a internet ocuparam um papel de destaque ajudando na massificação do nosso movimento.

Marcando ainda o ano tivemos a apresentação do PNE do governo Lula/Dilma que cristaliza como política de governo todo o processo de privatização e sucateamento da educação pública, reunindo diversas medidas de FHC a Dilma nesse intuito. De forma inédita desconsidera inclusive as propostas apresentadas pelo CONAE oficial, que cá entre nós não eram tão revolucionárias assim, mas em nada se compara com o atual PNE que está tramitando.

Dito isto percebemos que temos um grande desafio: ampiar o debate em defesa da Educação Pública e levá-lo aos mais diversos setores da sociedade para que consigamos mudar esse jogo.

Desde meados Junho/2011 falamos e apontamos a necessidade de um plebiscito que ajude nessa campanha. No mês de novembro ele estará acontecendo e a sua participação construindo comitês para a garantia do plebiscito dos 10% do PIB, é muito importante.

Assista ao vídeo: link
SAUDAÇÕES COM LUTAS

por email, VERA NEPOMUCENO
COORDENADORA GERAL DO SEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário