Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 15 de outubro de 2011

Desabafo no Dia do Professor


Especialmente hoje, reflito sobre a minha profissão.

Quando terminei a faculdade, exatamente no dia da colação, recebi a notícia de que havia passado no concurso do Estado do Rio.

Nossa!!! Foi uma sensação incrível, de vitória, principalmente depois de todo o sacrifício pra concluir aquele curso.

Demorou um pouco, mas finalmente o telegrama chegou...

No início a empolgação é maior que tudo...

Com o passar do tempo (6 anos), começo a me perguntar se tenho realmente algo a comemorar hoje...

Não deveria aceitar os parabéns por hoje, por todas as dificuldades que nós professores passamos, e não falo só do salário, apesar de ser o terceiro pior do mundo; nem do comportamento de alguns alunos, apesar de não valorizarem suas oportunidades e aproveitá-las; não pelos pais omissos, apesar de fazerem nossas escolas depósitos de crianças; nem da política de ensino, apesar de considerar o aluno apenas um número e só...

O fato é que ninguém valoriza mais seu professor; poucos realmente entendem a importância deles em sua vida; ninguém o vê como uma referência e sim como um símbolo de profissional fracassado...

Mas a esperança existe...

Por isso eu devo aceitar os parabéns, por lutar e acreditar na minha vocação, por considerar meu aluno um pedaço da minha família e me comprometer com ele, sorrindo e sofrendo...

Aceito pelos companheiros de profissão, alguns desacreditados, mas todos com a certeza de que não se escolhe ser professor, se nasce professor...

Um dom, uma dádiva, um compromisso e um exercício diário de superação e paciência...

Quanta paciência!!!

Ainda assim um compromisso de amor, por cuidar e se preocupar com aqueles que não são nossos filhos, mas acabam se tornando...

Que muitos anos venham e um dia eu posso me orgulhar de TUDO da minha profissão...

Mas hoje é só um: PARABÉNS PRA NÓS PROFESSORES!!!

Por email, Profa Poliana Ferrarez
Professora Sociologia/História

Um comentário: