Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Em plena ditadura, professores fizeram greve e 
enfrentaram forças de segurança

Lideres do movimento de 1979 foram presos e sede da entidade da categoria foi lacrada




Em 1979, no ocaso da ditadura militar, os professores do Rio desafiaram o regime e entraram em greve. Reunidos em assembleia, em 11 de março, decidiram parar em oposição a uma proposta do governador Faria Lima que, entre outras medidas, aumentava a carga horária de 12 para 20 horas semanais. No dia 15, Chagas Freitas tomou posse no governo do Estado e prometeu negociar com a categoria em, no máximo, dois meses.

A greve foi encerrada no dia 24 de março. Mas as negociações com o governo do Estado não prosperaram e os professores voltaram a parar, em 1° de agosto. O movimento foi declarado ilegal e alguns professores foram presos no Rio e em Duque de Caxias. Mesmo assim, os protestos prosseguiram, com passeatas e piquetes, muitas vezes dispersados com jatos de água. O Dops lacrou a sede do sindicato dos professores e prendeu os líderes do movimento, ameaçados de serem processados com base na Lei de Segurança Nacional.

Em 24 de agosto, os professores decidiram encerrar a paralisação e voltaram ao trabalho. Em dezembro, receberam o reajuste prometido pelo governo. Com o aumento, o piso da categoria passou a equivaler a cinco salários-mínimos, enquanto o piso dos servidores foi para 3,5 mínimos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário