Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 6 de outubro de 2013

Opinião: GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Quando os governos assumem um posicionamento de criminalização dos movimentos sociais e de intransigência e falta de diálogo com os mesmos, como em toda história recente do país, fica evidente a falta de compromisso com a população por parte dos representantes eleitos pela... população!

Essa falta de compromisso tem raízes em alguns aspectos da política brasileira (e na maior parte da política ocidental): falta de instrumentos de controle social, participação política das massas diminuída apenas às eleições, financiamento de campanhas eleitorais por parte do capital privado, etc.

O caráter representativo da democracia que temos impede uma maior aproximação da administração pública com a realidade dos cidadãos brasileiros. ,
 

 
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA / GESTÃO DEMOCRÁTICA
Na democracia participativa, o posicionamento do representante é necessariamente o posicionamento do coletivo representado.
(Autor da charge não identificado)
A democracia representativa é cada vez mais questionada. Cresce a demanda da população por espaços democráticos e populares de deliberação e construção das políticas públicas, além de ferramentas de controle sobre os mandatos políticos, além das eleições. Nesse sentido, os movimentos sociais servem de exemplo de como avançar para uma democracia mais... democrática! Nesses, as deliberações são tomadas em assembleias de livre participação para cada indivíduo associado. Modelo semelhante foi implementado pela prefeitura de Itaocara, liderada por Gelsimar Gonzaga (PSOL). Em Itaocara, alguns secretários de governo foram escolhidos em praça pública pelas respectivas categorias de cada área. Além disso, frequentemente realizam-se plenárias populares nos bairros para que a prefeitura possa ouvir os moradores e administrar a cidade da forma mais próxima possível aos reais anseios dos habitantes dali. O fortalecimento do caráter participativo pode se dar na forma de audiências públicas, plebiscitos, consultas virtuais, etc.
   
Obviamente, a democracia direta (participativa) e a gestão democrática interferem diretamente na influência e nos interesses das elites políticas, o que torna a luta pela democratização da democracia uma batalha árdua. A maioria dos municípios ainda limita a participação popular aos famosos conselhos municipais - que na maioria dos casos não têm poder deliberativo e possuem alta quantidade de membros ligados aos governos.

Melhorias no sentido da democracia participativa abrem caminho para a defesa das outras reivindicações, enquanto a falta de possibilidade de participação e controle é um dos fundamentos básicos de governos intransigentes e autoritários. 


EM CABO FRIO...
Cabo Frio, com raros casos de exceção, reflete o cenário nacional dos conselhos sem voz e dos prefeitos e vereadores que não possuem diálogo amplo com os movimentos sociais (sindicatos, agremiações estudantis, associações de moradores, etc.).

  
Finalizando: é evidente que os cidadãos brasileiros gritam por políticas públicas que representem os interesses reais da população trabalhadora. Logo, é preciso avançar na conquista de espaços de participação - cobrar nas ruas, de cada prefeito e de cada vereador, ações que visem a adaptação das políticas públicas às demandas sociais. 



VICTOR DAVIDOVICH

Dir. de Políticas do Grêmio Estudantil Síntese (IF Fluminense - campus Cabo Frio)
Secretário de Movimentos Sociais do Partido Socialismo e Liberdade - Dir. Cabo Frio
Membro da Comissão Especial de Transporte e Mobilidade Urbana de Cabo Frio
victordavidovich@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário