Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 13 de outubro de 2013

Replicado do Blog do Prof. Rafael Peçanha



Até quando teremos a grande mídia a serviço do governo e contra a sociedade civil? Será que o governo sempre recorrerá a essa máquina ilusória para fazer lavagem cerebral em seus eleitores? 

Porque é isso que se vê nos dias de hoje, e não estou citando a situação do governo do PT no país, nem Cabral no estado, estou citando o governo municipal que é OPOSIÇÃO. 

Será mesmo que podemos  chamar de oposição um governo que não é oposto e sim igual? Igual em processos, em estranhezas (estou sendo sutil), em autoritarismo, coronelismo, aristocracia... Em Cabo Frio temos o Coronel da fazenda dos Mendes e o da fazenda dos Corrêas. É uma política do café-com-leite, onde se revezam os governos que tem um mesmo ideal, e utilizam do voto de cabresto para dominar seus eleitores.  Os eleitores que são domados pelo coronel são os contratados, que ou votam e fazem até campanha para que seu senhor de engenho ganhe, ou são trocados no ano em que assume o coronel da fazenda oposta. 

Temos os proletários que discordam desse tipo de política, mas ficam quietos por questão de sobrevivência.  Às margens de uma greve municipal de educação por tempo indeterminado, os grandes veículos de comunicação a serviço do governo, apelam dizendo que “as crianças que estão sem aula’’. Estão por culpa de um prefeito autoritário, intransigente e cheio de vaidades. 

E outra, será mesmo que os alunos não perdem nenhuma aula devido a falta de água e merenda nas escolas? Será que não perdem aula quando tem jogo da seleção brasileira de futebol? Será que não perdem aula quando decreta-se ponto facultativo ? A grande mídia tem direito de criticar mas não de omitir as informações. 

Será que os pais que veem seus filhos chegando em casa sem aula, sabem da verdadeira razão da greve ? Todas as reivindicações do SEPE nada mais são que direitos garantidos já pelo STF que só precisam ser cumpridos.  

Além disso, os estudantes e profissionais do educação lutam também pela educação pública, integral, gratuita e de qualidade. A grande chave para o futuro é a educação integral. Diminuiríamos a violência, a miséria, a corrupção, as drogas até suas erradicações. Só que para Educação Integral, se faz necessário Transporte público de qualidade, gratuito e ilimitado, e de estrutura escolar e extraescolar para desenvolvimento de atividades. 

Quanto ao Transporte público, além de recorrer a uma decisão de queda da licitação, o executivo insiste em não escutar a sociedade civil, e inviabiliza o passe-livre estudantil e a municipalização do transporte (talvez por medo da perda de financiamento de suas campanhas políticas). 

Sobre a estrutura, o coronel prefere investir em obras turísticas como a da Orla da Praia do Forte, Avenida Joaquim Nogueira e de praças recém reformadas a obras elementares como a de escolas que estão sucateadas. 

O coronel faz o que quer, com a justificativa que ele sabe o que faz com o povo dele, e pelo visto, faltou as aulas de cidadania... Quanto aos concursados, vamos dizer que para cada professor que não puder mostrar o rosto, serão dois alunos na luta pela educação. Por isso enaltecemos a luta dos profissionais da educação, e parabenizamos o professor pelo seu dia, com um grande ato na câmara, no dia 15 de outubro às 18h.

Fecho com palavras do Victor Davidovich, diretor de política do Grêmio Síntese: ‘’O movimento estudantil está com vocês ! ‘’


Ruan Vidal
Vice-Presidente do Grêmio Estudantil Livre Édson Luís - Colégio Municipal Rui Barbosa. 

Fonte: blog do prof. Rafael Peçanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário