Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Considerações sobre a postagem do prefeito Alair Corrêa

Vamos a minha opinião sobre a postagem "Mais reivindicações do SEPE", feita pelo prefeito:

Num governo que se diz democrático, dialogar com as representações sindicais deveria ser algo corriqueiro e normal, portanto, "mais um pedido de audiência" não deveria causar estranheza, sinal que temos assuntos ainda a serem tratados.
As exigências ( da pauta de reivindicações da audiência do dia 17/09) consideradas "descabidas" pelo prefeito são as seguinte:

1- Fim da obrigatoriedade dos cursos
2- Respeito à reserva de 1/3 da carga horária
3- Hora-aula de planejamentos, coordenação, formação...
4- Isonomia salarial inspetores de alunos, auxiliares de classe
5- Isonomia salarial dos contratados
6- Chamada de Concurso
7- Data base - reajuste de abril
8- Ressarcimento dos descontos indevidos do IBASCAF
9- Insalubridade para cozinheiras e ASG da educação

Na audiência, os itens 4,8 e 9 foram "concedidos", mas ainda não efetivados. O item 5 foi analisado como impossível. O item 6, houve a promessa de chamada imediata dos candidatos desistentes da ultima chamada, nada foi publicado até hoje.
O item 1, que tinha sido muito polêmico e RESOLVIDO, não foi cumprido, os itens 2 e 3 também não. O item 7 foi justificado e combinado para 2014.

Após esta audiência, realmente foram acrescidos dois pontos "novos" à pauta: Situação física das escolas e a inclusão no plano da educação daqueles que SÃO reconhecidos nacionalmente como profissionais da educação, uma luta nossa por mais de 16 anos. Pedir que algumas escolas que não poderiam estar funcionando tenham obras  e que uma luta de décadas retorne a pauta é algo "descabido"??

Com relação à folha de pagamento, queria dizer ao excelentíssimo sr prefeito que 90% da despesa de pessoal da educação é feita com verba FEDERAL (FUNDEB) e desde julho que o conselho de controle e acompanhamento está DESATIVADO porque o governo simplesmente NÃO PUBLICA os nomes eleitos. O conselho de controle e acompanhamento poderia estar discutindo a situação financeira e procurando estratégias junto com o governo e a situação que, pelas palavras do prefeito é difícil, pode ficar ainda pior, pois corremos o risco de não termos NEM esta VERBA por falta de CONSELHO estabelecido!

Podemos não estar no CAOS, mas ele parece estar perto....
Gestão pública e democrática não é só nome bonito, precisa ser a "VERA"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário