Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Opinião: ILEGALIDADE DA GREVE DA EDUCAÇÃO CABOFRIENSE

Para iniciar, posso dizer que lamentamos profundamente essa decisão judicial.
Vamos analisar alguns trechos do seguinte post:
http://www.cartaovermelhotv.com.br/2013/10/conheca-sentenca-que-torna-ilegal-greve.html
"Nesse contexto, os estudantes de Cabo Frio, que por utilizarem escolas públicas já enfrentam os vestibulares em acentuada desvantagem"
Vejam: isso não é a mais pura confissão de que a educação pública de Cabo Frio está ruim? Isso não legitima exatamente o movimento grevista e a movimentação dos estudantes?
"Greve neste momento é crudelíssimo para os estudantes!"
Tática velha e muito utilizada para desqualificar as greves da educação. A greve é necessária e, a longo prazo, benéfica para os estudantes. A greve é uma lição de aprendizagem. Os movimentos sociais estão na rua em todo o Brasil, em grande parte com os estudantes na vanguarda do movimento, e ainda existem pessoas insistindo nesse discurso raso de prejuízo ao estudante? As organizações estudantis sempre apoiaram as greves da educação e o tem como dever moral.
O que estudante pode e deve fazer é somar à luta de seus professores e acrescentar à pauta suas reivindicações. Precisam, nesse momento, estarem organizados e prontos para cobrar a melhoria da estrutura física dos colégios, a expansão dos programas de auxílio estudantil e de pesquisa, a votação direta para diretor de unidade de ensino (no caso da rede estadual), etc.
"JUSTIÇA DETERMINA A SUSPENSÃO DO REGISTRO DO SEPE/RJ. Brasília, 20/08/2013 – Por decisão judicial, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) suspendeu temporariamente o registro sindical do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – SEPE/RJ. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, sessão 1, de 19 de agosto de 2013."
"determinando ao Suscitado a suspensão do movimento grevista deflagrado na cidade de Cabo Frio e retome integralmente e em 24 (vinte e quatro) horas as atividades funcionais por parte dos seus afiliados, sob pena de multa diária no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais)"

Instrumentos de criminalização dos movimentos sociais. Torcemos para que o sindicato não recue e radicalize seu movimento. A causa da educação é muito maior do que uma decisão judicial ou do que o ego de um prefeito.

É hora dos movimentos sociais se unirem. É hora de mudança no Rio de Janeiro.

VICTOR DAVIDOVICH
Dir. de Políticas do Grêmio Estudantil Síntese (IF Fluminense - campus Cabo Frio)
Secretário de Movimentos Sociais do Partido Socialismo e Liberdade - Dir. Cabo Frio
Membro da Comissão Especial de Transporte e Mobilidade Urbana de Cabo Frio
victordavidovich@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário