Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Ainda sobre o Fórum Estadual de Defesa da Escola Pública


Participando do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública, vimos o Prof. Saviani relembrando a luta iniciada na década de 80 para a construção de um Plano Nacional de Educação. Deu destaque ao investimento financeiro necessário à Educação e conclamou a comunidade para a aplicação imediata de 10% do PIB.

"Não há como lutarmos por esses 10% num futuro próximo. É urgente que se faça agora, visto que no Plano Decenal, em 96, havia a previsão desse investimento ao longo de uma década e chegamos ao final de 2010 com 5,1%."

Falar de investimento na Escola Pública e não ter a garantia de que os recursos estarão direcionados à ela é discurso vazio.

Não há como valorizarmos a Educação se não for com investimento.

Na participação do Deputado Freixo ao evento, falou sobre a importante iniciativa da criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional. Disse-nos que o Governador Sérgio Cabral, por exemplo, preocupado com a lei de responsabilidade fiscal tem suas contas aprovadas na ALERJ, no entanto, não aplica os recursos previstos para a Educação. Não tem responsabilidade Social!

O Fórum nos mostrou que os movimentos sociais estão fervilhando, depois de um tempo adormecido. Nossa esperança é que tomem os cantos desse país e consigamos acordar desse período de "dormência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário