Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 27 de março de 2011

Divulgando a mobilização de Belford Roxo

"Amigos, estamos na luta para acabar com a politicagem em Belford Roxo! Após abrir concurso ofertando 218 vagas, a prefeitura abriu contrato p/1000 profs. Houve a chamada dentro do nº de vagas e agora lutamos para que os concursados na lista de espera sejam convocados tb! Se vc puder repassar essas informações a seus amigos, formaremos uma grande rede de lutas! Segue abaixo o cronograma de atividades! Se vc tb prestou o concurso ou sabe de alguém que tenha prestado e queira se unir a nós, seja bem vindo!"

CRONOGRAMA DE AÇÕES
26/03/11 – FORMAMOS UMA COMISSÃO DE PROFESSORES APROVADOS NO CONCURSO E QUE DESEJAM LUTAR CONTRA A POLITICA DE CONTRATOS PRESENTE NA PREFEITURA DE BELFORD ROXO;

29/03/11 – DUAS PROFESSORAS DA COMISSÃO, MAIS A DIRETORA DO SEPE, IRÃO PERCORRER AS ESCOLAS DA REDE PARA DIVULGAR A DATA DA MANIFESTAÇÃO E CONVIDAR OS PROFESSORES DA REDE PARA PARTICIPAREM.

30/03/11 – REUNIÃO COM O ADOGADO DO SEPE, DOUTOR LEONARDO
A REUNIÃO CONTARÁ COM A PRESENÇA DA DIRETORA DO SEPE, MAIS TRÊS REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE PROFESSORES.
LOCAL: RUA EVARISTO VEIGA, 55 - CENTRO
RIO DE JANEIRO - RJ, 20031-040
(0XX)21 2195-0450
HORÁRIO: 10H

31/03/11 - PARALISAÇÃO DIA 31/03 !
NO DIA 31 DE MARÇO HAVERÁ UMA PARALISAÇÃO DE 24H UNIFICADA DO ESTADO E DO MUNICÍPIO E FAREMOS UMA GRANDE MARCHA EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA DA CANDELÁRIA ATÉ A CINELÂNDIA.
FOMOS CONVIDADOS PARA PARTICIPARA DO ATO E PODERMOS APRESENTAR NOSSAS REIVINDICAÇÕES, MAS NENHUM MEMBRO DA COMISSÃO PODERÁ IR, AGUARDAMOS ALGUEM PARA NOS REPRESENTAR.

08/04/11 – MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA
LOCA: PC EXP ELIAQUIM BATISTA - BELFORD ROXO – RJ, É A PRAÇA QUE FICA DE FRENTE PARA ESTAÇÃO DE TREM.
PREPARATIVOS:
- ESTAREMOS DE ROUPA PRETA;
- COM NARIZ DE PALHAÇO;
- DUAS FAIXAS CONFECCIONADAS PELO SEPE;
- ENVIAREMOS O RELISE DA MANIFESTAÇÃO PARA IMPRESSA ( O DIA, BALANÇO GERAL, RJTV NA BAIXADA....)
- FAREMOS UM PANELAÇO, LEVEM PANELAS VELHAS
- LEVEM TAMBÉM APITOS;
- ENTREGAREMOS A CARTA ABERTA A POPULAÇÃO

16 comentários:

  1. Prestei o concurso e depois da prova de título caí para 20º lugar L. Port. Chamaram os 19. Será que vão chamar mais professores?

    ResponderExcluir
  2. Hoje ( 31/03 ), os diretores estão divulgando uma lista com os nomes dos professores contratados. Detalhe: o site da Semed continua sem apresentar uma satisfação para os que postaram seus currículos. Precisamos nos unir. Chega de apadrinhamento ! ! !

    ResponderExcluir
  3. Vamos ficar atentos às informações de Belfort Roxo. Enviem notícias pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Caso não tenham sido convocados(as) terão que entrar toda semana no site do jornal para conferir. Belford Roxo não esta veiculando no site do ceperj

    Site do jornal: http://www.jornalhorah.com.br/ “Atos Oficiais”

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, alguem tem informações sobre a passeata em Belford Roxo? Não adianta tentar o site de Belford Roxo, continua em "manutenção"

    Saudações XD

    ResponderExcluir
  6. A SEMED de Belford Roxo divulgou hoje a lista de contrato temporário. Conferir no site do jornal: http://www.jornalhorah.com.br/ %u201CAtos Oficiais%u201D - Infelizmente os concursados não são levados a sério.

    ResponderExcluir
  7. Alguem tem notícias de Belford Roxo? Tenho tentado obter alguma informação mais não consigo. Sobre a mobilização de Belford Roxo não se fala mais. Alguem sabe de algum colega que lecione em Belford Roxo e possa me ajudar a entrar em contato?

    Atenciosamente

    Paulo Roberto Silva - prof. de geografia - pauloprofgeo@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. CONCURSADOS DE BELFORD ROXO

    Parece que Belford Roxo não vai dar continuidade à lista do cadastro reserva, uma vez que já iniciou a contratação dos temporários. Só nos resta denunciar esta situação. Já enviei mensagens para o SEPE (sepebelroxo@yahoo.com.br, juridico@seperj.org.br). Solicito aos colegas na mesma situação que façam o mesmo. É desanimador não conseguir, sequer, informações por parte do município e nem de parte alguma. Fomos abandonados!

    ResponderExcluir
  9. CARTA AO SEPE DE BELFORD ROXO

    De: Paulo Roberto Silva
    Para: sepebelroxo@yahoo.com.br
    Enviadas: Sexta-feira, 15 de Abril de 2011 12:58:44
    Assunto: Concurso de Belford Roxo - docente I

    Concurso de Belford Roxo - docente I
    Senhores, (SEPE Belford Roxo) encontrei esta notícia dos senhores sob o título: "DENÚNCIAS”
    “O SEPE Belford Roxo tem recebido várias denúncias de que, mesmo com o fim das contratados, eles ainda atuam em algumas unidades escolares. Muitos destes contratados são ligados aos vereadores e ao gabinete do prefeito e também ao subsecretário de Educação. O núcleo vai buscar esclarecimentos destas denúncias junto a Semed e, CASO AS DENÚNCIAS SEJAM COMPROVADAS, encaminharemos uma representação ao Ministério Público."

    Acontece que é do conhecimento de todos que o SEMED de Belford Roxo deu continuidade às contratações e só chamaram os classificados dentro do previsto no edital. Deixando de fora os classificados do CADASTRO DE RESERVA.
    Para conhecimento dos senhores estou enviando em anexo o "Atos Oficiais" de Belford Roxo com a convocação de contratados.
    Por favor Lutem por nos concursados. Fizemos o concurso por querer precisar trabalhar!
    Atenciosamente
    Paulo Roberto Silva

    ResponderExcluir
  10. RESPOSTA DO SEPE BELFORD ROXO

    Em 17/04/11, Maria Jose Carvalho escreveu:
    Olá professor Paulo, esta nova listagem da chamada dos contratos já esta nas mão do advogado do SEPE. O núcleo tem entrado em contato com o MP, entregamos toda a documentação referente a carência do município e a necessidade de chamar todos os aprovados no concurso. No inicio do mês entramos na justiça com uma ação civil. Que já esta nas mãos do juíz.
    Pedimos a todos que mandem mensagem para a imprensa, Alerj(Comissão de Educação), carta ao leitor, falando sobre esta situação. Também estamos fazendo um abaixo assinado para entregarmos aos vereadores.
    Saudações Sindicais.
    Maria Jose
    Maria Jose Carvalho sepebelroxo@yahoo.com.br
    SEPE/RJ - Núcleo Belford Roxo, Pça Getúlio Vargas, 112 - Ap 201 - Centro - Belford Roxo. (21) 3759-8101

    PORTANTO PESSOAL, VAMOS FAZER NOSSA PARTE. VAMOS DIVULGAR E MANDAR PARA DEPUTADOS, MIDIA EM GERAL...

    ResponderExcluir
  11. Pessoal mandei mensagens sobre nossa situação com Belford Roxo para estes sites.

    *cidinha@cidinhacampos.com.br
    *http://www.tvalerj.tv/Home.do;jsessionid=A3F50F7DED7EDF665CE04B103D1C42F0
    *http://www.tvalerj.tv/ContactMail.do

    Colaborem. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Os concursados de Belford Roxo (cadastro reserva) que sintam-se prejudicados com as contratações temporárias podem mandar suas queixas para o Ministério Público:

    www.mp.rj.gov.br

    Quanto mais mandarmos mais chances temos.

    Saudações XD

    ResponderExcluir
  13. Resposta as 26% de aumento para os professores.

    De: MarceloFreixo@alerj.rj.gov.br - 29 de abril de 2011 16:34 Para: Paulo Roberto pauloprofgeo@gmail.com

    Colegas da luta da educação pública de qualidade:

    Primeiramente, queiram desculpar o atraso de nossa resposta. Em tempos de fazer avançar mais uma CPI muito difícil - a CPI das armas, explosivos e munições - o trabalho aqui fica muito intenso.
    Em segundo lugar, queremos deixar nosso elogio à organização e mobilização de vocês. Essa iniciativa, que levou o conjunto dos deputados desta casa a receber uma centena de e-mails com uma cobrança firme e combativa, muito crítica ao Governo Cabral, demonstra que a categoria está mobilizada e organizada através de sua entidade e organização sindical.
    Desde 2007, nosso mandato organiza-se no trabalho cotidiano na Comissão de Educação e suas audiências públicas. Nossa atuação nesse espaço se dá em articulação permanente com o SEPE, com o SINDPEFAETEC, com as associações de docentes da UENF e UERJ e demais entidades ligadas à educação.
    Estivemos no grande Ato de 31 de março na Av. Rio Branco, quando a campanha salarial foi lançada, e nossa assessoria de comunicação deu a contribuição possível para publicizar essa manifestação. Na quarta-feira, dia 27 de abril, acompanhamos a realização da Audiência Pública solicitada pelo FEDEP (Fórum em Defesa da Escola Pública), em que dirigentes do Sepe (e também professores da Faetec) puderam por mais de uma hora usar o espaço da TV Alerj como uma tribuna de denúncia e reivindicação, fortalecendo também aí a campanha salarial.
    Nessa audiência pública - que em sua reta final foi presidida por Marcelo Freixo - o debate concluiu que a ação mais emergencial de que os deputados poderiam se incumbir era forçar o Presidente da Alerj a viabilizar uma rodada de negociações entre o Sepe e o secretário de educação, Wilson Risolia.
    Por volta das 17hs do mesmo dia, após pressão dentro do plenário da Assembleia Legislativa, a assessoria de nosso mandato telefonou para a coordenação geral do sindicato com a notícia de que o secretário Wilson Risolia receberá a diretoria do Sepe no dia 10 de maio, às 14h, na secretaria de educação, tendo como pauta a campanha salarial da categoria.
    Acreditamos que vocês estão no caminho certo, o caminho da mobilização e pressão crescentes. De nossa parte, vocês podem contar com a presença e a disposição para assumirmos as tarefas que estejam ao nosso alcance e que a direção legítima da campanha salarial nos demande.

    Estamos juntos até a vitória.
    Setor de Educação Mandato Marcelo Freixo
    Deputado estadual PSOL
    Tel: 2588-1268

    ResponderExcluir
  14. Colegas da educação, discutir convocações, concursos, atos dos governantes quanto à Educação é uma atitude que devemos manter sempre, contudo vamos, também, nos enganjar na luta por melhores salários e melhores condições. Uma professora da UERJ/FFP, não divulgo o nome por não ter solicitado permissão, esta no facebook com a proposta de ISENÇÃO do IMPOSTO DE RENDA para professores como forma contribuir para uma melhor condição para os mesmos. É uma idéia muito boa. Que tal começar um movimento assim? Saudações!

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, também fiz o concurso de belford roxo e ainda não fui chamado, gostaria de saber como estamos, em que site procuro informações... por favor preciso mt dessa informação!

    ResponderExcluir
  16. No site: Elizeupires.com.br há várias informações sobre este concurso.

    ResponderExcluir