Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 20 de março de 2011

Entre militantes presos estavam professores, funcionários e estudantes


Essa tarde a Justiça indeferiu o pedido de habeas corpus impetrado pelo Sepe e pela CSP-Conlutas para a libertação dos 13 presos na manifestação contra Obama ontem no Rio. Os detidos foram enviados para dois presídios; oito deles, homens, estão no presídio de Agua Santa e tiveram barba e cabelo raspados,numa demonstração clara da arbitrariedade do governo estadual ao prender e agredir trabalhadores que apenas estavam exercendo o seu legítmo direito de manifestaçao. Os militantes presos em Água Santa foram tratados de uma forma degradante, lembrando o tratamento dado pelo governo dos Estados Unidos aos prisioneiros da base naval de Guantanamo em Cuba que, desde a guerra do Afeganistão se encontram detidos naquela base sem qualquer respaldo legal de tribunais internacionais, nem mesmo da justiça americana.

A alegação do Ministério Público e do Juiz do Plantão do Tribunal de Justiça encarregado de analisar o pedido de ( liberdade provisória para todos os detidos na manifestação é uma prova clara da subserviência das autoridades federais para com os interesses que envolvem a vinda do presidente Barack Obama ao Brasil: o juiz encarregado afirmou na sentença que libertar os presos signficaria um risco à ordem pública, tendo em vista que hoje e amanhã o presidente dos EUA estaria no Rio de Janeiro e a liberdade desses manifestantes poderia ter repercussões negativas no cenário internacional, sabendo-se que o Brasil vai abrigar nos próximos anos eventos esportivos de grande repercussão mundial(Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016).

Ou seja, para a justiça, nào interessa que estas pessoas foram presas de forma arbitrária e sem qualquer comprovação concreta de que tenham lançado os coquetéis molotov ou agredido policiais e seguranças do consulado americano, conforme comprovam vídeos divulgados na internet. O claro objetivo da sua detenção e da sua manutenção na prisão é obviamente dar "uma satisfação" ao governo americano e ao governo federal de que o aparato de segurança do estado é capaz de "silenciar" todas aquelas vozes que discordam da ingerência do capital internacional nos interesses nacionais.

Nem mesmo a presença de parlamentares, como o senador Lindberg Farias, os deputados Chico Alencar, Janira Rocha, Jean Willys, Stepan Nercessian e outras lideranças políticas e entidades como a OAB, mostrando que o governo do estado agiu de forma arbitrária, reprimindo uma manifestaçao pacífica e prendendo trabalhadores, foi capaz de sensibilizar as autoridades do Judiciário que mantiveram a prisão dos manifestantes. Uma vergonha para a Justiça do nosso estado.

Neste domingo mais dois atos irao acontecer em protesto contra a vinda do presidente americano ao Rio e, agora, também pela imediata libertaçao dos presos políticos - os primeiros presos políticos da gestão Dilma Roussef: os dois ocorrerão a partir das 10h, no Largo do Machado e na Glória.

«Libertação imediata dos 13 presos políticos, que protestavam contra a visita de Barack Obama ao Brasil. »
Lista dos presos:

Gilberto Silva - eletricista
Rafael Rossi - professor de estado, dirigente sindical do SEPE
Pâmela Rossi - professora do estado e casada
Thiago Loureiro - estudante de Direito da UFRJ, funcionário do Sindjustiça
Yuri Proença da Costa - carteiro dos Correios
Gualberto Tinoco - servidor do estado e dirigente sindical do SEPE
Gabriela Proença da Costa - estudante de Artes da UERJ
Gabriel de Melo Souza Paulo - estudante de Letras da UFRJ, DCE UFRJ
José Eduardo BRAUNSCHWEIGER - advogado
Andriev Martins Santos - estudante UFF
João Paulo - estudante Colégio Pedro II
Vagner Vasconcelos - Movimento MV Brasil
Maria de Lurdes Pereira da Silva - doméstica


PETIÇÃO PÚBLICA :

Nós abaixo assinados protestamos contra a prisão de 13 ativistas que participavam de uma manifestação pacífica contra a visita de Barack Obama ao país. A existência de presos políticos é um claro atentado contra as liberdades democráticas no país. Exigimos a libertação imediata e a revogação de todas as acusações.

2 comentários:

  1. Denize,

    Este ato arbitrário foi muito pouco divulgado na mídia tradicional. Precisamos repercutir isso na mídia local.
    Vou abordar este tema no Cidadania e Socialismo da próxima quarta.
    Tenho informação que o Marcelo Freixo (PSOL-RJ)também estava presente com os outros parlamentares.
    Valeu
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Entre os 'presos políticos' havia gente que não é do PSTU - só pra constar. Correntes do PT também protestavam contra a vinda de Obama, sem atirar molotov já que o ato era assumido como 'pacífico'. A galera queria publicidade e conseguiu. Houve centenas de outros 'presos políticos' antes deles: luta contra a privataria, lutas salariais, lutas pela terra.

    ResponderExcluir