Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Deixem os Bônus... Sejam GRANDES

A imprensa divulga notícias sobre Órgãos Internacionais que pesquisam o IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) dos mais variados países do mundo.
Um dos primeiros aspectos a serem medidos é o Nível da Educação de determinado país. E a maioria que apresenta um IDH alto, atende aos seus educadores com condições dignas de salário, progressão de estudos e recursos avançados de trabalho. Principalmente, além de outros aspectos, está claro que sem uma Educação de Qualidade a Nação estará insatisfeita ao que se refere as suas condições de sobrevivência e naturalmente, apresentará um nível de IDH desprezível em relação aos países desenvolvidos.
Se o Brasil quer ser GRANDE, que valorize aqueles que, realmente, podem transformar os seres humanos incompletos para o desenvolvimento da Sociedade, em cidadãos capazes de se qualificarem em busca da excelência, seja na Educação, Cultura ou em sua colocação no Mercado de Trabalho.
Professores, enquanto alguns de nós procuram se satisfazer com as GLPs da vida, Gratificações e Bonificações a partir de uma produção e dedicação sofridas... SIM SOFRIDAS. Ainda me lembro: eu mesmo já lecionei para 1134 alunos. GLP e horas-extras em escolas diferentes que o Imposto de Renda grande parte me levava... Isso é “quebrar pedras”, como faziam os detentos no passado. Outros de nossa classe, procuram se conscientizar que o problema vem de cima. Acreditam que há um grande abismo entre SALÁRIOS, que os países com IDH superior não possuem. Ou seja, SALÁRIOS DOS POLÍTICOS e SALÁRIOS DOS EDUCADORES, aí está a preocupação: enquanto os professores QUEBRAM PEDRAS, alguns políticos, indiretamente, gastam nosso imposto em férias nos paraísos fiscais onde possuem uma notável conta bancária. Por isso, temos o direito de adquirir REAJUSTES DE SALÁRIOS NA MESMA PROPORÇÃO DOS POLÍTICOS.

Prof. Nelson Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário