Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Só essa que faltava: Professores Estaduais ficarão de recuperação

Os professores da rede estadual de ensino vão ficar ‘de recuperação’ caso não consigam atingir as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. Eles serão submetidos a reciclagem, com cursos de capacitação e adaptação ao novo formato de ensino que o estado vai instituir.

O critério faz parte do Plano de Metas da Educação, criado pela secretaria para seguir à risca o objetivo traçado pelo governador Sérgio Cabral, de por o estado até 2014 entre os cinco melhores no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), medido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os objetivos serão instituídos por escola: cada uma das 1.466 terá a sua. Para criar o modelo, foram levados em consideração os últimos resultados obtidos na avaliação do MEC, além de deficiências encontradas em levantamento elaborado pela Secretaria Estadual de Educação.

Os professores das escolas que cumprirem 100% das metas vão receber bônus que poderá alcançar um valor maior do que dois salários adicionais por ano.

O órgão vai acompanhar, em tempo real, os resultados alcançados pelas escolas. A intenção é corrigir as falhas encontradas. Com isso, os professores poderão ser qualificados antes mesmo do término do período de avaliação do programa. O plano será anual, assim como a gratificação para quem atingir as metas. A intenção da secretaria é oferecer meios para que o profissional atinja o objetivo.

Ainda não está definido se o professor em recuperação será capacitado na Casa do Educador — unidade criada para cuidar da formação inicial do docente e qualificar os que já atuam em sala.

* Quando esses governos terão coragem de fazer o que precisa ser feito??
Valorização do profissional. Não há outra saída!


Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário