Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 29 de janeiro de 2011

Material didático contra a homofobia provoca reação


O material didático, criado com o objetivo de promover os direitos humanos da população LGBT no ambiente escolar, está sendo acusado de ser inapropriado por supostamente incentivar a homossexualidade entre as/os estudantes. A reação contra a distribuição do kit foi catalizada pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) que, em pronunciamento na Câmara dos Deputados no mês de novembro do último ano, fez um apelo contra o material. O deputado em questão é o mesmo que causou polêmica ao afirmar, também em pronunciamento, que “um couro” é efetivo para mudar o compotamento de um filho “meio gayzinho”.

Parte do Projeto Escola sem Homofobia, o material deverá ser distribuído, inicialmente, em seis mil escolas públicas em todo o país. O kit contém cartilha, cartazes, folders e vídeos educativos que tratam do respeito à cidadania e dignidade das/os alunas/os homossexuais no ambiente escolar.

O material, produzido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, será direcionado a alunas/os do Ensino Médio. O MEC constatou a importância de uma ação nesse sentido a partir dos resultados de uma pesquisa realizada em 2008, em 501 escolas de diversas regiões do Brasil. O estudo concluiu que as/os homossexuais estão entre as/os alunas/os mais discriminadas/os no ambiente escolar.

fonte: Observatório Brasil da Igualdade de gênero

Nenhum comentário:

Postar um comentário