Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mudanças nas Direções de Escolas - Espere sentado.

Na comunidade Orkut dos Professores do Estado, o colega Wagner comenta sobre as indicações para diretores, no Estado:
"Risolia acabou com a indicação política para escolha de funcionários em cargos de direção. “Nem eu terei mais a caneta para nomear meu subsecretário. A partir de agora, será tudo por mérito”, afirmou o secretário, que será o único nomeado pelo governador.
Para assumir funções pedagógicas, os professores terão que passar por 4 etapas: análise do currículo, prova, entrevista e curso para certificar que o profissional está qualificado para o cargo.''
Será que ele acha que somos idiotas??
- Análise de currículos para diretores: ORA BOLAS, QUEM VAI TER EXPERIÊNCIA SENÃO OS DIRETORES ATUAIS?
- Prova: ponto para o governo. É democrático, mas, infelizmente, não é determinante.
- Entrevista: TÁ DE SACANAGEM NÉ? QUEM VAI ENTREVISTAR? QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS? Sabemos que essa é a etapa decisiva, e nada transparente.
- Curso: SE VAI OLHAR CURRÍCULO, ESTRANHO A OBRIGATORIEDADE, mas tudo bem.
E a COMUNIDADE? Alguém vai lembrar que ela existe? Chega alguém de pára-quedas nela?

Vejam o que diz a resolução do dia 07/01/11:
Art. 13 - Será permitida a permanência na condição de Diretor ou Diretor Adjunto de uma mesma unidade escolar por no máximo 06 (seis) anos consecutivos .
§ 1º - Após o prazo fixado no caput, o servidor somente poderá voltar a concorrer ao processo seletivo para a função de Diretor ou Diretor Adjunto daquela unidade escolar decorridos 02 (dois) anos.

Já tem diretor fazendo contas: "Estou há 30, poderei me candidatar por mais 6 e depois reeleição:36 anos. Depois disso, devo aposentar na compulsória".

Pagamos nosso"bônus" (se recebermos algum) pra ver se vão respeitar essa resolução. Duvidamos que vão exonerar alguém daqui a 6 anos!

Direção no estado é cargo perpétuo.
Virou profissão! Melhor realizar concurso para a função.

Ou então, farão como aqui em Cabo Frio, que tem consulta à comunidade, mas acontece, muitas vezes, uma dança das cadeiras entre diretor/adjunto. Ou, ainda a dança das escolas.
Como agradam MUIIIIIIIITO ao governo, vão sendo diretores em todas as escolas da rede, já que não podem permanecer na mesma. Para essa indicação em outras escolas, usam do artifício que a lei permite.
Em escolas em que não há chapa para consulta ou em escolas recém inauguradas, o governo indica.
Limitam, na lei, as condições para ser candidato na consulta. Com isso, algumas escolas não conseguem formar chapa.
Detalhe sórdido: para o governo indicar, ele não obedece a própria lei.
Um absurdo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário