Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Não nos convidaram para esta festa...


Nós, professores do município de Cabo Frio, tradicionalmente, éramos convidados a comemorar o "Dia do Professor" com um baile oferecido pelo governo. Não tínhamos muitos motivos para comemorar, mas era uma oportunidade de encontrar velhos amigos e reunir colegas de trabalho numa mesa. Era um evento esperado e sempre repleto de professores e alguns "convidados" do governo.

Muitos colegas nunca participaram desse evento numa clara demonstração de repúdio à política, ou a falta de política pública, para a educação no município. Outros não participavam por discordar completamente do gasto do dinheiro público em eventos como este.

Os governos sempre utilizaram o evento para anunciar algum ajuste salarial, bônus, brindes e, obviamente, eram aclamados pela plateia. São políticos e sabem muito bem usar os espaços para se promoverem.

O atual governo vinha utilizando o evento para anunciar intenções. O palco, que sempre foi utilizado para anúncios, passou a servir de palanque de promessas. A plateia que antes saía do evento com a certeza do salário um pouco melhor ou, no pior dos casos, com uma bonificação (verba do FUNDEB que deveria ter sido incorporada aos salários durante o ano), passou a sair com a sensação de "vamos ver". O pior foi contar "com o ovo na galinha". Os professores passaram a ouvir, em outubro, que em março do ano seguinte o reajuste viria. E não veio.

Depois do descrédito, o evento simplesmente não acontece. Um ano é o tempo que não ajuda, no outro o espaço não é suficiente. O que não faltam são desculpas...
O que parece é que resolveram o problema do evento.

Para evitar problemas e continuar com as escolas na mão, o governo teve uma brilhante ideia: o evento, agora, é para poucos. Isso de convidar a todos é coisa ultrapassada, estamos em novos tempos.

Resolveram o problema com o espaço. Qualquer "casa de festas" comporta e não será preciso fazer nenhuma promessa ou ter que virar noite fazendo contas. No final, serão aclamados de qualquer jeito. O público é dócil.

Resta apenas saber o custo disso e de qual rubrica sai esse gasto. Ou será que todo o evento é patrocinado por fornecedores? Não sejamos levianos, esperemos a prestação de contas da Secretaria e logo saberemos. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário