Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Nada é tão ruim que não possa piorar"

Caros,
"Nada é tão ruim que não possa piorar", já dizia Antonio Lobo Antunes e tantos outros. Na Educação, no país e, mais especificamente no Estado do Rio de Janeiro, a coisa só tem piorado. Não bastasse tudo que temos que passar, agora mais essa "choque de ordem na Educação": O Globo

Penso que temos que dar uma resposta que contemple o resgate da dignidade do trabalhador da Educação. É imoral, ilegal e brutalmente injusta a forma como estamos sendo tratados pelo governo do Senhor Cabral e demais governos. Assédio Moral da pior espécie que não pode ficar sem resposta. Lembremos aqui que não há reparo para o assédio moral, que é sempre uma forma de violência e como tal tem que ser combatida.

Então, o problema da Educação do Estado é culpa dos professores desviados (não defendo o desvio) e licenciados por doença médica??!!! E os peritos, novamente vão ser colocados na conta de incompetentes??!!!. Terceirizados vão avaliar concursados!!!! Já passei por isso e o SEPE/Rio dará informes sobre a Ação Exemplar contra Assédio Moral (não tenho ainda informes precisos para socializar) para contribuir com o debate sobre a saúde do profissional de educação e suas condições de trabalho.

Gostaria de acrescentar aos encaminhamentos do Gestor Público/privado que seria interessante articularmos as teorias com algumas práticas dos governos, por exemplo no Estado do Rio de Janeiro, projetos como Autonomia escolar, Reforço Enem, técnicos de informática nas salas de informática terceirizados e tudo que a Seeduc permite entrar nas escolas, escola.com do Luciano Hulk & Cia, "Todos pela Educação"...
Nunca foi tão importante ilustrarmos nossas teorias com as práticas para esclarecermos nossos objetivos em defesa de uma educação pública de qualidade, includente, democrática e humana. É uma forma de trazermos nossa categoria para o diálogo há tanto esvaziado.

Profª Eliana Cunha (por email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário