Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fatou dizer...

Faltou dizer na postagem sobre a palestra motivacional, que a secretária, na abertura do evento, falou que nós, professores, precisamos rir um pouco e que num futuro próximo nos convidará para um "Festival de piadas".

É verdade. Adoramos a ideia. Nós precisamos rir um pouco, mas trabalhando muito e ganhando pouco fica difícil.

Agradecemos o convite para um espetáculo de humor e, com certeza, iremos a ele.

O que não queremos mais é ser chamados para uma "Jornada Pedagógica" e assistirmos ao que vimos ontem: alienação coletiva e apresentação de teorias empíricas vividas pelo palestrante.

Para não dizer que não citou fontes, utilizou o nome de Celso Vasconcelos uma única vez e, assim mesmo, para ilustrar um slide sobre os problemas enfrentados pelos professores em suas atividades docentes.

Preferiríamos ver o salão ir esvaziando, coisa comum em apresentação de pesquisas e trabalhos científicos, do que o "show" do animador de auditório que hipnotiza a plateia e causa-nos a falsa impressão que a partir da resignação e da "auto-superação" a educação de nosso município vai melhorar.

2 comentários:

  1. Ao que parece D. Laura Barreto contratou a tal palestra motivacional em causa própria. A julgar pela "produtividade" da sua gestão na secretaria ela realmente está pra lá de precisada, mas para não dar o braço a torcer resolveu rebaixar todos os professores que foram ao evento - ou melhor "invento" ao seu próprio nível. Quanto ao convite para o Festival de Piadas, pode ser que ela esteja querendo um bico na TV Globo, para substituir o Chico Anizio na Escolonha do professor Raimundo.Mas mesmo com a baixaria propiciada pelo vestuto e assanhado Mauricio Sherman, naquela emissora o nivel de "exigência" é bem maior daquele que ela julga poder dar... rsrsrs
    Ainda bem que eu escolhi as artes plásticas, mas mesmo assim sou plenamente solidária com todos vocês, viu!?
    Abraços Beth Michel

    ResponderExcluir
  2. Beth,
    Poucas foram as pessoas que saíram de lá com uma reflexão crítica sobre o que tinham assistido.
    À secretaria e os governos sabem muito bem o que "compram" para oferecer aos professores e interessa a permanência do "status quo".
    O que não é possível é não nos posicionemos.
    Seja bem-vinda ao nosso blog.
    Que nossa voz se amplie.

    ResponderExcluir