Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sauna de Aula - Mais de 40 graus nas escolas, climatização já!


Mesmo iniciando o ano letivo, já é comum ouvirmos profissionais e alunos comentarem que estão exaustos e estressados. Não é nenhum exagero, pois além do acúmulo dos problemas nas escolas, neste início letivo, contamos com o calor, a falta de estrutura e climatização nas escolas.

O calor intenso provoca o estresse térmico, que acontece quando o corpo é exposto a situações ambientais extremas. O organismo perde a capacidade de produção e de concentração. Não precisamos ser médico para entender que diante das altas temperaturas vividas as escolas, já deveriam ter sido climatizadas.

Na rede municipal de Cabo Frio os alunos sofrem muito com o calor. A aprendizagem fica comprometida, a situação é insalubre e antiprodutiva. É um verdadeiro absurdo a condição que os alunos são expostos.

O que faz o Conselho Municipal? Não é seu papel fiscalizar e denunciar essas péssimas condições? Vão esperar um aluno ter comprometimento da saúde para tomar uma providência?

Precisamos nos mobilizarmos para fazer com que o governo saia de sua sala "congelada" e sinta na pele os 41 graus vividos pelos alunos nas "saunas de aula"

* texto adaptado do site do SEPE regional 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário