Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tiririca é indicado a membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara


Está confirmado: o deputado federal e palhaço, Tiririca (SP), foi indicado a membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que deve ser protocolada na próxima terça-feira (1).
O anúncio da escolha foi feito pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG). O PR tem direito na comissão a duas das 32 vagas disponíveis. Quem presidirá a comissão será a deputada petista Fátima Bezerra (RN).

Tiririca também deve ser indicado a suplente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Ele foi eleito com 1,3 milhão de votos na última eleição e fez testes de alfabetização perante a Justiça Eleitoral.

Fonte: Folha de S.Paulo, Estadão.

Educação, neste país, não é mesmo algo sério.

Um comentário:

  1. TIRIRICA, MACACO SIMÃO E A PROFESSORA.
    Nos meus tempos de criança, qdo os votos ainda eram escritos em cédulas de papel, existia a figura lendária do macaco Simão que persoficava o desejo da população de protestar contra a falta de candidatos decentes para serem votados. A moda, na época, era votar no macaco Simão e, assim, invalidar o voto.
    O povo, ainda com as mentes impregnadas com as canções das "Diretas já!" queria se manifestar. Assim, votar no macaco Simão era uma alternativa válida e "políticamente correta" (isso ainda não existia) para muitos, inclusive para minha professora de história que eu tanto admirava. A professora defendia a ideia de que na falta de quem votar deveríamos não votar em ninguém ou talvez votar em um dos personagens escolhidos a cada eleição pelo povo para encarnar seu protesto.
    Tanto Tiririca quanto Simão são personagens fictícios, mas ao contrário de Tiririca, Simão não podia ser eleito, por isso parecia não ser uma ameaça.
    O que surgiu como protesto, virou uma palhaçada no sentido literal e eu, que torci e cantei pelas diretas, que fui cara pintada e que acredito na nossa força como povo, vejo o que era para ser uma arma em prol do povo ser usado como papel higiênico...
    Dizer que mais vale votar no Tiririca ou no Simão é negar-se o direito ao voto consciente. É colocar-se na posição de vítima, que não escolhe, que não faz nada por si próprio e que por isso mesmo não cobra nada...
    A educação não é levada a sério. Verdade.
    Mas olhemos para nós mesmos agora.
    Será que estamos fazendo algo para mostrar que as coisas podem ser diferentes? Ou será que continuamos ensinando a votar no macaco Simão? Talvez não estejamos ensinando a votar em pessoas como o Tiririca, mas a nossa omissão também é um discurso que eles levarão para suas vidas.
    Só para completar, Gonzaguinha compôs:"Você merece, você merece! Tudo vai bem, tudo legal! Cerveja, samba e amanhã seu Zé? Se acabarem com seu carnaval?"

    ResponderExcluir