Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Primeira etapa do processo seletivo para Diretores termina com 1.340 inscritos

A primeira Seleção Interna para cargos de Direção na Secretaria de Estado de Educação, recebeu um total de 1.340 professores inscritos. A média foi de 15 candidatos por vaga. Dos profissionais que preencheram o formulário no site da Seeduc, 897 manifestaram interesse em ocupar o cargo de Diretor Geral de Unidade Escolar e 443 se cadastraram para as vagas de Diretor Regional - sendo 256 para Diretor Regional de Área Pedagógica e 187 para Diretor Regional de Área Administrativa. As inscrições foram encerradas às 20 horas do último domingo (13/02).

Foram oferecidas, inicialmente, 55 vagas de Diretor Geral de Unidade Escolar e 28 vagas para Diretor Regional (14 Diretores Regionais de Área Pedagógica e 14 Diretores Regionais de Área Administrativa). O prazo de validade do Processo de Seleção Interna será de um ano, contado a partir da publicação do Resultado Final, sem prorrogação.

A etapa seguinte, que consta da divulgação da listagem dos selecionados na etapa de Análise de Currículos e emissão do cartão de confirmação para a prova objetiva, acontece já nesta quinta-feira (17/02). Os candidatos selecionados deverão imprimir o documento de confirmação de inscrição no site da Ceperj. No próximo sábado (19/02), será realizada a Aplicação da Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, com duração de três horas, no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, Centro do Rio.

Os selecionados para os cargos de Diretor Regional de Área Pedagógica e Diretor Regional de Área Administrativa farão prova das 9h às 12h. Os candidatos aos cargos de Diretor Geral de Unidade Escolar farão o teste das 14h às 17h.

Todos os cargos pedagógicos na Secretaria passaram a ser preenchidos por processo seletivo a partir deste ano, como consta do novo Programa de Educação do Estado.

O processo de seleção consta de quatro etapas: análise de currículo, prova objetiva de conhecimentos específicos, avaliação de perfil e programa de formação. O resultado final será publicado no D.O. do dia 23/03.

As informações relativas ao processo de Seleção estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação, bem como os resultados de cada etapa. O candidato poderá, ainda, obter e solicitar informações pelo endereço eletrônico: processoseletivo@educacao.rj.gov.br. O valor do vencimento para o cargo será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro durante o processo.

Gestores escolares e novos concursados

A Secretaria de Estado de Educação realizou, em janeiro, o processo seletivo para 226 gestores escolares que atuarão nas unidades de ensino durante o ano de 2011. Esses profissionais serão responsáveis por orientar e acompanhar a implantação do Plano de Educação no Estado. Durante o período de férias, também foi realizado pela Seeduc o acolhimento de 375 novos professores que ingressaram na rede estadual. Todos passaram por treinamento antes de seguirem para as unidades escolares.

Comentários:

Deveríamos estar muito felizes com o pouco de avanço conseguido no Estado, não é mesmo? Afinal, o que tínhamos até hoje? Indicações políticas sem questionamentos e a certeza de TODOS os diretores que seus cargos eram eternos, vitalícios, até que um dia a aposentadoria os separassem.

Eles não são mais diretores de escolas públicas, são verdadeiros DONOS das escolas estaduais sob seu comando.

Mas, como não nos satisfazemos com migalhas, esperamos mais. Esperamos ter de volta o nosso direito, cassado pelo Governo Garotinho: a eleição para diretores. Ou então, a consulta à comunidade, como ocorre no município de Cabo Frio.

O diretor precisa ter compromisso com sua comunidade. É a ela que ele deve satisfação. É para ela que a escola existe, não para os governos.

A lei que traz de volta esse processo democrático está circulando no congresso e esperamos que consiga ganhar o votos dos deputados. Não podemos nos esquecer que a escola é um lugar de aprendizado democrático, a comunidade escolar precisa do exercício do voto. Estamos votando tão mal...

Enquanto não conquistamos, por força de lei, o direito de escolher nossos gestores escolares , ao menos esperamos transparência nesse processo de seleção de gestores.

Estamos vigilantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário