Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Questionamentos à Secretária de Educação de Cabo Frio:


1- Quando a lei de indicação de diretores, pela qual a sra tanto lutou, será respeitada? Sabemos que há indicações irregulares, atitudes que tanto ofenderam à sua equipe na gestão do Sr. Paulo Massa, e que, agora são repetidas sem nenhuma indignação pelo seu grupo.

2- Quando as escolas da rede municipal terão condições de funcionamento levando em conta as orientações do PME e CME (Plano Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação)?

3- Por falar em PME, quando a Secretaria de Educação lembrará que ele existe? Aprovado desde 12/2009. NENHUMA ação foi desencadeada. Nem ao menos a comissão de acompanhamento foi criada.

4- Palavras como autonomia, livre docência e valorização do magistério fazem parte do seu dicionário?

5- Quando serão colocado em prática (sem fachadas, por favor) os Conselhos Escolares?

6- Que ações a Secretaria tem realizado para retirar o município do vergonhoso resultado do IDEB?

7- Quando teremos um encontro para tratar do assunto tema da Jornada Pedagógica - Educação: consciência coletiva de direitos? As palestras oferecidas em fevereiro foram motivacionais, o tema da jornada passou loooooonge!

8- Quando o Programa "Dinheiro na Escola" descongelará o valor, insignificante, por aluno levando cada unidade ficar contando moedinhas para manter as unidades escolares?

9- Quando o kit material escolar e uniforme (sem logomarca de governos) chegarão aos alunos do ensino médio? Esses jovens são esquecidos pelo governo e pela secretaria de educação.

10- Quando as unidades que acolhem o ensino médio terão espaço, laboratórios, quadra, auditório, bibliotecas e dignidade para o trabalho voltado a essa modalidade de ensino?

11- Quando educação será prioridade e não despesa para o seu governo?

12- Quando a discussão partidária deixará de ser prioridade e política educacional fará parte da sua agenda?

13- Quando os professores contratados serão chamados pela ordem da classificação do concurso realizado?

14- Quando a secretaria fará concurso para as vagas reais de Filosofia, Sociologia e Espanhol (disciplinas criadas a partir de exigência do MEC e NUNCA aberto concurso para preenchimento das vagas)?

15- Quando o interstício dos níveis voltarão aos 12% e o Plano de Cargos Unificado da categoria sairá dos "estudos"?

16- Quando teremos uma data base para reajustes dos nossos salários, tão defasados por anos de promessas e nenhuma valorização da categoria?

17- Quando receberemos as vantagens aprovadas no PME 12/2009: auxílio cultura, assistência médica, licença remunerada para mestrado e apoio financeiro para participação em congressos e cursos?

18- Quando teremos a tão sonhada transparência nas contas da Secretaria de Educação? Quando a comunidade poderá acompanhar através de um instrumento chamado "site" TODAS as licitações, compras e tomada de preços da secretaria?

19- Quando a secretaria permitirá que pessoas da comunidade escolar tomem seus lugares no Conselho Municipal de Educação já que todos que estão lá precisam estar "de acordo" com pensamento do governo?

20- Quando professores concursados terão prioridade nas vagas de remanejamento sem precisarem passar pela cerimônia do "beija-mão"?

Aguardaremos ansiosos as respostas para formularmos mais algumas.
Os que desejarem, podem nos enviar os seus questionamentos que publicaremos em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário