Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Estado de GREVE.

Categoria está em estado de greve e aguarda a sanção da lei aprovada na Alerj

Atenção, rede estadual: no dia 12, sexta-feira, a categoria decidiu suspender a greve e entrar em estado de greve, aguardando a sanção ou não do governador Cabral da lei aprovada na Alerj na quinta-feira, dia 11, que concedeu 5% de reajuste, a antecipação da parcela Nova Escola de 2012 para 2011, a antecipação total do NE para os funcionários, além do descongelamento do plano de carreira também para este setor - tudo retroativo a aposentados e pensionistas da rede. A Alerj também aprovou o abono dos dias parados.

O estado de greve significa que a categoria tem que manter a vigilância, já que o governador tem até 15 dias para decidir se sanciona ou não a lei.

Quanto à reposição das aulas exigida pela Seeduc, o Sepe mantém a orientação de que cada escola deve discutir a melhor forma de reposição.

Fonte: SEPE

Um comentário:

  1. Trecho de entrevista do Secretário de Educação no CE Euclydes da Cunha - Teresópolis, este mês:
    "Quando vocês me perguntam se eu acho justo o salário dos professores eu acabo me sentindo culpado por uma coisa que não tenho culpa. Óbvio que não acho justo. Assim como não acho justo o médico da área pública ganhar o que ganha. Não acho justo a merenda de 40 centavos. Não acho justo passar para UERJ muitas vezes quem menos precisa. Mas não é questão de achar justo, é questão de ser pragmático. A vida é o que ela é. Agora nós podemos mudar a vida. Cada um faz pelo seu caminho. Não acho justo esse salário. Agora já que concordamos que o salário é baixo, vamos ser justos entendendo esse salário: É um salário de 16 horas semanais, a classe tem 45 dias de férias por ano, tem previdência pública, a cada 3 anos tem mais um valor, a cada 5 anos tem aumentos automáticos. Isso tudo tá na conta! Então ser justo é uma via de mão dupla. Concordo que o salário é baixo, muito baixo, mas temos que ser justos no entendimento da história."
    Para ler todo o conteúdo http://www.oarauto.info/2011/08/secretario-estadual-de-educacao-visita_16.html

    Alguém pode me explicar o que é "previdência pública", estaria ele se referindo a "providência divina" e trocou letras?

    ResponderExcluir