Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 6 de agosto de 2011

NILÓPOLIS/Cabral chama professores de Vagabundos


Ontem (05/08/11) na inauguração de uma nova UPA (superfaturada), em Nilopólis.Professores fizeram panfletagem e protesto com faixas no ato de inauguração, tudo de forma pacifíca, algo que não foi muito bem visto pelo senhor governador e sua trupe de políticos, pois diversas vezes alguns seguranças pediam que abaixassemos as faixas, pedido educadamente recusado e o fato de um vereador agir de forma muito agressiva ao gritar com um professor que estava panfletando. Alguns médicos também nos criticaram por estarmos ali, eles que deviam nos apoiar.

Durante o discurso do governador cantamos músicas de protestos famosas no movimento grevista, e incorporadas pela população presente que participou ativamente da manifestação. A mesma delicadeza não se pode dizer do governador que chamou os professores presentes de " BANDO DE VAGABUNDOS". Logo a própria população presente se achou também ofendida, e nos ajudou nas vaias. O governado estava tão nervoso que não conseguiu olhar para o próprio povo presente, desviando constantemente seu olhar para os lados onde estava sua trupe. Em vários momentos do discurso ele trocou as palavras como POVO por PROFESSOR ou melhor toda palavra ele trocava pela palavra PROFESSOR. Em outros momentos ele falou adjetivos muito ofensivas como arruaceiros, grupinho e outras que ainda não me lembro.

Nessa manifestação nós professores tiramos o governador do sério de tal forma que ele saiu da inauguração muito irritado e constrangido. Ele não gostou de o termos lhe chamado de governador cara de pau.

Além de dizer para o povo presente que só 1% estavam em greve . Nesse momento até populares riram e vaiaram.

4 comentários:

  1. Como já disse aqui sou publicitária, mas minha mãe é professora e estava presente nessa manifestação ( O que me enche de orgulho ' te amo mãe')e realmente por se tratar de um "lugarejo" ele não esperava que tivesse meia dúzia de professores corajosos no seu encalço e aproveitou a ausência da mídia para repetir sua palavra de ataque aos servidores " esses vagabundos" O Rio merece algo melhor #FORACABRAL

    ResponderExcluir
  2. GENTE VAMOS APROVEITAR O EMBALO DOS BOMBEIROS E FAZER UMA GREVE GERAL NO ESTADO E MUNICÍPIOS, TENHO CERTEZA QUE OS POLÍTICOS DE BRASÍLIA IRÃO BOICOTAR A PEC DA SEGURANÇA PÚBLICA. É HORA DE NOS UNIRMOS E REVOLUCIONARMOS ESSE PAÍS DE CORRUPTOS!

    EDUCAÇÃO , SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA PARALISAÇÃO GERAL !!!

    ResponderExcluir
  3. Alunos pagando o pato para alimentar a politicagem de um sindicato
    reconhecidamente político, que precisa ao custo do aprendizado de milhares,
    expor seus nomes visando as eleições do ano que vem.

    Os professores deveriam fundar uma associação ou outro sindicato.

    SEPE busca melhoria pra si próprio.

    ResponderExcluir
  4. Se os governantes dizem que educação é prioridade, que "condena" alunos sem aula, por que ele, Sérgio Cabral, não se reuniu com os representantes da categoria docente desde a primeira semana de paralisação? Isso seria coerente com o discurso pomposo que eles vomitam e nos desonram.

    ResponderExcluir