Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vamos lá fazer o que virá!


Caros,
Amanhã é importante estarmos na ALERJ ás 11h, haverá sessão extraordinária para tentar dar conta das emendas da educação.

Só gostaria de lembrar que aquela casa é do povo e não podem nos impedir de estar lá dentro. Hoje havia lugares nas galerias e muitos foram impedidos de entrar e acompanhar as discussões da matéria que será votada amanhã.

Quem são eles para nos impedir a entrada!!!!!!!!!!!

Aproveito para lembrá-los que a educação está fazendo greve em todos os segmentos, além da rede estadual do RJ e de outros estados, a FAETEC está em greve, o CAP da UFRJ fez greve esse ano, o Pedro II entra em greve na segunda-feira, enfim a educação passa por uma tremenda crise, reflexo, entre outras coisas, do PNE rebaixado dos últimos 10 anos, que não garantiu financiamento público exclusivamente para educação pública de qualidade.

Está na hora de começarmos a discutir sobre que PNE queremos como alternativa ao PNE governista, privatista e meritocrático, que materializa/legitima a entrega das verbas públicas para instituições privadas. Seria bom que em todos os fóruns tentássemos garantir um debate amplo sobre a matéria: PNE, planos de metas e a crise na educação pública.

É urgente fazermos uma grande discussão e ao final tenhamos propostas concretas que venha apresentar um projeto de educação pública de qualidade para a classe trabalhadora no Brasil.

É importante lembrar que já acumulamos muito desde 1997 quando a sociedade organizada propôs um PNE e foi totalmente ignorado pelo governo. Está na hora de abrirmos o debate novamente com toda sociedade!

É importante que todos compreendam a campanha que começará em todo o Brasil sobre a defesa dos 10% do PIB exclusivamente para educação pública.

Uma boa parte de materiais sobre o assunto, conseguido em vários fóruns, já foram disponibilizados e estão postados no grupo:

https://groups.google.com/group/liceu-construindo-um-projeto-de-educacao?hl=pt

Vamos lá fazer o que virá!

por email, Profª Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário