Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CARTA DA PROFª SILVANA

QUERIDOS COLEGAS
NO INÍCIO DE JULHO FUI AO BANCO PARA RECEBER, COMO TODOS OS PROFESSORES, O MEU CARTÃO CULTURA. ELE NÃO ESTAVA LÁ. BOM, PENSEI QUE FOSSE POR CONTA DA MINHA LICENÇA MÉDICA (ESTOU DE LICENÇA DESDE O DIA 03 DE MAIO. PRIMEIRO PARA ME RECUPERAR DA PERDA DO LUCAS E, DEPOIS, PARA ME REALIZAR UMA CIRURGIA NA A.T.M., QUE FIZ NO DIA 03 DE JUNHO). INVESTIGUEI. NÃO ERA ESSE O MOTIVO. NÃO RECEBI E NÃO VOU RECEBER O CARTÃO CULTURA PORQUE ESTOU READAPTADA. POIS BEM, VAMOS ANALISAR: CONTRAÍ UMA DOENÇA ÑA A.T.M. EM 2002 E VENHO SOFRENDO INTENSAS DORES DE CABEÇA. COM O PASSA DOS ANOS MINHA ARTICULAÇÃO FICOU IMENSAMENTE PREJUDICADA E, DEPOIS DE ME SUBMETER A DUAS CIRURGIAS QUE NÃOD ERAM CERTO, TVE QUE PARAR DE DAR AULA. O CAMINHO FOI A SOLICITAÇÃO PARA FICAR READAPTADA O QUE SÓ ACONTECEU EM 2009. COM A READAPTAÇÃO, DE CARA, PERDI MINHA APOSENTADORIA COM 25 ANOS. OU SEJA, VOU TER QUE TRABALHAR MAIS 5 ANOS PARA COMPLETAR OS 30 POR CONTA DE NÃO ESTAR COM ALUNO. COM A READAPTAÇÃO, TAMBÉM PERDI MINHA CARGA HORÁRIA DE 12 HORAS NA SALA E MAIS 4 DE COORDENAÇÃO: PASSEI A TRABALHAR 20 HORAS SEMANAIS. COM A READAPTAÇÃO, PERDI TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR COM ALUNOS (QUE É O QUE GOSTO E O QUE FIZ A VIDA INTEIRA E O QUE SEI FAZER) PARA TRABALHAR COM DOCUMENTOS, PAPÉIS (QUE É O QUE ODEIO E O QUE NÃO SEI FAZER). POR CONTA DE TANTAS PERDAS, GANHEI MAIS UMA: NÃO TENHO DIREITO AO CARTÃO CULTURA. FUI "CASTIGADA" PORQUE ESTOU DOENTE. BOM, COMO RESPOSTA AO SENHOR SERGIO CABRAL E A SEU ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO, POSSO DIZER DE BOCA CHEIA QUE SEMPRE FUI DEVORADORA DE CULTURA SEM PRECISAR DE SEU HIPÓCRITA-VALE-CULTURA. SEMPRE LI E MUITO. SEMPRE COMPREI LIVROS. SEMPRE FIZ CURSOS, SEMINÁRIOS, ASSISTI PASLESTARS. SEMPRE FUI A CINEMA, TEATRO, ÓPERA, BALÉ. SEMPRE PARTICIPEI DE ASSOCIAÇÕES CULTURAIS, GRUPOS, AGREMIAÇÕES. E MAIS: SEMPRE SENSIBILIZEI ALUNOS PARA UM OLHAR DIFERECIADO EM RELAÇÃO À ARTE. SABE POR QUÊ? PORQUE SEMPRE ACREDITEI NISSO. E PARA ISSO, LAMENTO DIZER AO GOVERNADOR, PARA ISSO NUNCA PRECISEI DO "SEU" CARTÃO. QUEM ACREDITA NA TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE E DA CULTURA, COMPRA ESSES BENS COMO SE COMPRA PÃO DIARIAMENTE.
SINTO MUITO TER QUE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA TER DIREITO, COMO TODOS OS MEUS COLEGAS, AO CARTÃO CULTURA. E VOU FAZÊ-LO PARA TENTAR COMBATER O CARÁTER EXCLUDENTE, PRECONCEITUOSO E INJUSTO DE TAL ABONO.
COLEGA, DESCULPEM-ME O DESABAFO.
GRANDE ABRAÇO A TODOS
SILVANA LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário