Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

alunos da rede estadual terão aulas de reposição aos sábados

RIO - No dia em que os professores da rede estadual do Rio de Janeiro voltam às salas de aula, após 65 dias greve, o subsecretário de gestão de pessoas do estado, Luís Carlos Becker, afirmou que as escolas terão que se adequar para repor as aulas perdidas, mas que não será necessário esticar o ano letivo até janeiro. De acordo com Becker, é possível que os alunos tenham aulas de reforço à tarde, mas a reposição deve acontecer principalmente aos sábados.

- A escola, junto com o diretor regional e professores, precisa fazer as adequações necessárias, até porque não foi uma paralisação linear. Nesse primeiro momento não será necessário entrar janeiro adentro, porque dentro do calendário que nós construímos e já divulgamos temos uma programação intensa para os meses de agosto e setembro. Tendo necessidade ou não, a gente usaria o mês de outubro também - disse o subsecretário em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) informou que a categoria vai continuar mobilizada para acompanhar o cumprimento do decreto que concedeu 5% de reajuste, descongelou o plano de carreira dos funcionários administrativos e incorporou a parcela de 2012 do programa Nova Escola em julho deste ano, aprovado na última quinta-feira (11) pela Assembleia Legislativa (Alerj). O governador terá 15 dias para sancionar o projeto.

Os 65 dias de paralisação foram tensos. Os docentes chegaram a ficar acampados em frente ao prédio da Secretaria estadual de Educação e houve até uma invasão ao prédio. Os professores reivindicavam um aumento de 26%, referente às perdas salariais ocorridas entre 2007 e 2011.

Segundo cálculos do gabinete do deputado estadual Comte Bittencourt, entre 1999 e 2011, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou em 133%. No mesmo período, os salários dos docentes aumentaram 60%, ou seja, uma defasagem de 73%. Já a arrecadação do governo estadual cresceu 308%, descontados os ganhos com os royalties do petróleo.

A proposta inicial de aumento oferecida pelo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, era de 3,5%. O valor foi considerado inaceitável pelo sindicato por não cobrir as perdas com a inflação no último ano.

O projeto que concedeu os 5% de reajuste também prevê a criação da carga horário de 30 horas. Contudo, sua tramitação está paralisada, pois foi apresentado um destaque da Comissão de Educação da Alerj contra a extinção dos cargos de supervisor e orientador educacional, que ainda será debatido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário