Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Me engana que eu gosto"


O cidadão comum abre o site da Secretaria de Educação do Estado e "acha" que estão mesmo moralizando o estado com tantas chamadas de concurso e com concurso aberto para mais de mil novos professores.

O que eles não anunciam é que essas vagas não são para ampliação da oferta da rede de ensino ou substituição dos contratos temporários.

São vagas para substituir o imenso mar de professores que desistem da matrícula em função do salário e do desmonte que vive a educação neste estado.

Vocês sabiam que raro o professor que entra no estado hoje e escolhe uma escola?

Sim, meus caros, hoje, o professor do estado para acomodar 12 tempos de aulas/semanais, é enviado para 2, 3 e pasmem, até 4 escolas!!

A existência de disciplinas com apenas 01 tempo de aula por semana (o que há de mais antipedagógico dentro da escola) e a redução da matriz curricular são alguns dos mais graves problemas da qualidade do ensino.

Quantidade, com relação ao estudo, é qualidade também!

Com isso o governo posa de responsável, meritocrático, consciente e justo. Fica até bem na foto, mas é tudo enganação.

Aqui no município as chamadas de concurso também são mascaradas. Todos nós sabemos que as vagas são muito maiores do que as divulgadas.

Sabemos também que muitos, mas muitos colegas, não ficam quando chega sua vez.

Onde estão as relações dos que foram chamados e desisitiram?

Quando alguém do governo vai à mídia( o que é raro), diz que estão chamando mais candidatos do que o edital previa.

Nada mais óbvio, pois a desistência é enorme.

Quando nós cobramos essas informações, algumas pessoas insistem em pensar que nossa crítica é pessoal. Não é.

É preciso se ter clareza que o serviço público como o próprio nome diz é P - Ú - B - L -I - C - O !

Querer saber como foi, quando foi, para quem foi é algo normal. Pertence a TODOS e o nome disso é CONTROLE SOCIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário