Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 16 de abril de 2011

Prof. Luiz Américo, por email


A estatização da educação e da saúde não é uma questão somente ideológica, como dizem os proprietários de escolas particulares, é, acima de tudo, uma exigência de se resgatar um direito do cidadão , que vem sendo vilipendiado não somente pelos governos que não priorizam os investimentos na educação como também pelos empresários do ensino e da saúde complementar, que vêm comercializando esse direito e abarrotando de dinheiro suas contas bancárias. A contruibuição que eles dizem ter dado ao patrimônio cultural e social do nosso país, na verdade, deveria ser analisada sob a ótica do aumento do patrimônio financeiro desses senhores. Educação e saúde não podem ser comercializadas, não podem dar lucro a ninguém, tem que ser gerida e administrada pela sociedade através do governo por ela eleito.O lucro obtido tem que ser dimensionado na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.Tomemos vergonha na cara e vamos lutar por este direito. Chega de omissão!!!!

2 comentários:

  1. POxa, chegou bater saudade das aulas de nobre professor no Miguel Couto.

    Ele sempre tirava um tempo nas aulas de biologia para conscientizar os alunos acerca dos problemas sociais em nosso meio.

    O Miguel Couto estava em frangalhos, destruído e abandonado, mas ele estava sempre lá dando sua aula de Biologia, mesmo com a sala esvaziada no último horário de sexta-feira no turno da noite.

    Sua determinação produziu mais frutos do que ele um dia pode imaginar.

    Valeu professor.

    ResponderExcluir
  2. Entendo cada uma de suas palavras.
    Ele foi tb meu professor.
    Verdadeiros professores nos ensinam mais que o conteúdo.
    E, pode ter certeza que ele sabe que contribuiu com a formação de seus alunos.
    O reconhecimento, às vezes, é que não acontece.
    O Prof. Luiz Américo, com certeza, ficará feliz em ler sua postagem.

    ResponderExcluir