Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O improvável aconteceu!!!


Colegas Professores da Rede Estadual,

Como todo bom grevista retornei a escola após o fim da greve. Até que fui bem recepcionado: pelos colegas que não fizeram greve, pelos diretores e pelos alunos. O clima estava amistoso, um misto de respeito por ter ido até o fim da greve, e receio pelas posições radicais que assumi em defesa do movimento. Mas, como nem tudo é perfeito, recebi uma notícia (dada pelos alunos) que me deixou perplexo, as ameaças do Sr. Secretário de Educação de substituir os grevistas se cumpriram, mas para piorar mais ainda essa situação, o meu substituto não era um professor temporário, mas era um "colega" que aceitou GLP para substituir-me. Não consigo conceber a idéia de alguém que irá usufruir daquilo que lutamos para conquistar, e ainda considerou a possibilidade de se aproveitar da ausência de um grevista, ganhando um qualquer a mais. É o cúmulo da falta de companheirismo e senso de coletividade, querer se aproveitar da desgraça alheia. Atitudes como essa vindo de Cabral e seus capachos são esperadas, agora vindo de um trabalhador que sente na pele os percalços de ser professor, é inadimissível. Não fazer greve é um direito de qualquer um, agora tirar proveito desse momento dessa maneira é desumano.

Relato do prof. André, do blog Educação e Liberdade

Comentário: Professor André, não desanime. O importante é que o bom exemplo seus alun@s tiveram. Sabem que vc lutou bravamente pelos seus direitos, contra o poder e a perseguição do governo. Tenha a certeza de que não foi em vão.
Nós, que estivemos ao seu lado, o aplaudimos de pé.

Um comentário:

  1. Professora,

    Obrigado pelo apoio. Tenho certeza que a nossa luta é por uma escola pública mais justa e igualitária, contra os que dia a dia tentam aumentar a distância entre o povo e os poderosos. NOSSA LUTA CONTINUA!

    ResponderExcluir