Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Carta aberta do Grêmio Estudantil do Liceu Nilo Peçanha denuncia falta de democracia e repressão na escola


Abaixo, publicamos uma carta aberta dos estudantes do Liceu Nilo Peçanha, mobilzados na luta pela gestão democrática na unidade e na defesa da Educação Pública estadual. O grêmio, profissionais e demais membros da comunidade escolar desta tradicional e centenária escola estão mobilizados numa luta pela democratização da gestão da unidade e contra os projetos de cunho privatizante do governo do estado, que tem sido implementados de forma arbitrária.



Carta aberta à população,

Viemos por meio de esta carta aberta demonstrar toda nossa insatisfação e nosso desgosto em meio a tantas injustiças, atitudes desonestas e abusos de poder com os alunos, professores e funcionários do Liceu Nilo Peçanha, uma das mais respeitadas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.

Nós, do Liceu nos sentimos não só oprimidos, mas também humilhados com os acontecimentos que vêm se tornando rotina. A forma na qual a atual direção conduz nossa Unidade Escolar irá levar a um estado caótico como nunca antes visto.

A cada dia, cada vez mais alunos são expulsos ou abandonam nossa escola por não poderem exercer o direito de liberdade de expressão. Esse acontecimento se dá devido ao desrespeito que é praticado dia após dia conosco.

Além disso, não podemos nos esquecer da total falta de comunicação da direção com a comunidade escolar, deixando claro que para esta direção o que realmente importa não é o bem dos alunos, mas apenas o bem de quem os está empregando. Enquanto no turno da noite não é possível encontrar nenhum diretor, no turno da manhã há abertamente uma disputa pela regência da unidade escolar, prejudicando o bom funcionamento da mesma.

Todos esses atos acontecem, pois há um grande sentimento de impunidade pela direção, já que todas as vezes que a secretaria de educação foi avisada desses acontecimentos rotineiros em nossa unidade escolar nada foi feito. E é por todos os casos de injustiças cometidos com alunos, principalmente com os homossexuais e com os religiosos, mas principalmente com aqueles que são socialmente desprovidos que escrevemos esta carta.

Acreditamos que uma escola que tem uma direção que abusa do seu poder para destratar e assediar moralmente seus alunos, professores e funcionários não é, de forma alguma, o ideal para nossa unidade escolar.

Deixamos claro, que o grêmio do Liceu, que foi eleito pelos alunos com um quorum superior a 50% não é reconhecido por essa direção, que diferente do grêmio foi imposta pelo governador. O grêmio é entidade estudantil que representa os alunos do Liceu Nilo Peçanha, dessa maneira a direção desrespeita a lei do grêmio livre de n° 7.398 que garante a autonomia do corpo estudantil de se organizar dentro da escola. Isso só mostra claramente a existência de perseguição política, onde as vítimas são os integrantes do grêmio.

Sendo assim, declaramos não reconhecer essa direção tendo como base acreditarmos que apenas quando toda a comunidade escolar participar ativamente da escolha de seus diretores através de eleições diretas e paritárias que esses problemas se resolverão. Por isso comunicamos todas as autoridades competentes, aos políticos, a comunidade escolar e a todos que se solidarizarem com a nossa causa de transformar nossa unidade Escolar em um local onde a democracia, o respeito e a troca de experiências sejam base das relações entre todo o corpo discente, docente e técnico a junto com a gente defender eleições diretas e paritárias imediatamente no Liceu Nilo Peçanha.


Gremio Estudantil do Liceu Nilo Peçanha
fonte: SEPE- RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário