Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

MEC oferece site que ensina francês gratuitamente


Se você acha a língua francesa linda, mas só consegue falar "Merci" e "Bonjour" uma ferramenta na internet pode ser a chance de ir além no idioma, gratuitamente e sem sair de casa. O site Francoclic oferece desde lições em texto, vídeos didáticos e exercícios até informações sobre a cultura francesa. O programa é fruto de uma parceria dos governos do Brasil e da França.

No site, você encontra os módulos: de auto-aprendizagem "Reflets-Brésil", de utilização em sala de aula "Br@nché!", de especialidade agrícola "Agriscola" e de descoberta "le monde francophone d'un clic" e "Images de France". No link "Reflets-Brésil" estão disponíveis 24 lições, com aulas de gramática e vocabulário. Cada uma apresenta cinco vídeos com situações do cotidiano em francês e comentários em português. Segundo o MEC, o material serve tanto para quem nunca teve contato com o idioma quanto para alunos de diferentes níveis.

Para o estudante de Relações Internacionais Diego Dantas, o site foi de grande ajuda para sua viagem à França.

- Não tinha dinheiro para entrar num curso pois estava economizando para a viagem. O site me ajudou a não ir sem saber nada. Continuo usando o método para me aprimorar já que nos dias atuais, falar uma língua estrangeira é imprescindível para conseguir um bom emprego - relata

A professora de francês Aline Adalto alerta, no entanto, que o método não é milagroso.

- O aprendizado online de idiomas é possível com dedicação e disciplina pessoal. Mas, antes de começar os estudos, tenha em mente que a qualidade dos sites encontrados na rede varia bastante. Vale a tentativa - diz.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário