Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Excelente a discussão e a mobilização em Defesa da Escola Pública


Aconteceu nesta manhã, em Búzios, no C.M. Paulo Freire, conforme divulgado por este Blog, em adesão a mobilização nacional, uma mesa redonda para discussão da situação da Educação Pública no município.

Alunos e alunas, professores e professoras, servidores de apoio e responsáveis debateram durante toda a manhã os motivos de apoio ao apelo nacional em defesa da Escola Pública. O encontro contou com a participação da ASFAB e de representantes do legislativo. Algumas propostas foram encaminhadas pelo grupo presente.

Mais tarde, às 16h, acontecerá a concentração para Ato Público na praça ao lado da E.M. Nicomesdes Theotônio Vieira e em seguida caminhada até a Câmara para uso da tribuna e leitura de carta de reivindicação coletiva das unidades escolares presentes nesta manhã.

O Executivo permanece com sua programação oficial, às 17h, no CEMEI com apresentação das comissões das escolas da cidade.

Em Cabo Frio aconteceu nesta manhã ocupação da praça Porto Rocha (Aula Pública) organizada pelo C.M. Rui Barbosa e contou com a participação de alunos/alunas e docentes do C.E. Miguel Couto.

Toda a mobilização se deu a partir da fala da Profª Amanda Gurgel. Nada que a professora disse é novidade para nós, profissionais da educação, mas revigorou nosso sonho de termos nossa voz ouvida.

Precisamos fazer a nossa parte, nossa resposta ao chamado da professora precisa ganhar desdobramentos.

Esse é apenas o reinício de uma longa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário