Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS !!!

GREVE DE ADERTÊNCIA DE 72 HORAS!
EXPOSIÇÃO :
Na audiência o secretário Haslan, que ficara de apresentar uma proposta da prefeitura sobre o tema do reajuste e da incorporação, mudou de discurso, e, embora confirmasse o crescimento maravilhoso da receita, nada apresentou. Ou seja, 0 %. Alegou que outras redes tb não apresentaram, isto é, teríamos de esperar o movimento de outras redes (ex: Estado, São João, Rio de Janeiro) para então começar os estudos (ah, ah, ah, parece a criança que fez algo errado e , pra tentar se justificar, diz que as outras tb fazem errado).

Quanto aos relatórios, a SME propôs o que está, acrescentando mais um 1/2 período por mês (?). Os profs. com função extraclasse (rel., info, sl, ct) ficariam encarregados de assumir as turmas enquanto os regentes das turmas preparariam os relatórios. A assembleia não deliberou nada sobre a proposta, pediu o sindicato que na próxima assembleia fossem levadas contrapropostas da categoria (quer dizer, afeta mais o pessoal do 1º segmento).

Sobre as obras nas escolas Haslan disse não entender a reclamação do sindicato (i. é, da categoria), afinal, há um cronograma que está sendo cumprido à risca!

Sobre o material pedagógico a SME disse que está chegando, houve um problema com a firma que faz o transporte, algo assim.

Lembrou-se ainda que , mesmo nas questões que não mexem um centavito dos cofre do Tesouro Municipal - como as eleições para Direção Escolar - este governo não se propõe a escutar a comunidade (Florinda). Portanto, há muito mais em jogo do que questões financeiras.

Alunos tb estiveram presentes e manifestaram seu apoio.

Perante o exposto a assembleia reunida votou, por unanimidade, pela greve de advertência.

Houve ainda muitas falas solidárias com os trabalhadores da firma que estão sem pagamento (algo assim). Parece que a prefeitura pretende acabar com o atual sistema, passando a contratar diretamente tais prestadores de serviço, ao invéz de terceirizar.

Ao final da Assembléia, lotada pra variar, fomos à rua. Em frente à Camara de Vereadores foram feitas algumas falas e ofícios serão entregues pelo sindicato aos mesmos, solicitando uma intermediação, ainda mais que há um grupo de oposição na Casa.

Depois voltamos à SME, fizemos um belo ato e uma Comissão foi recebida pela subsecretária. Ela disse que o prefeito zITO chamou a Secretária pra conversar , logo após ser informado de que a assembleia decretara greve de advertência.

Calendário da greve de advertência:

5ª feira (12/05)- Ida às escolas para preparar material, conversar com responsáveis e com os colegas sobre os rumos do movimento. Convidar responsáveis p/ Assembleia.
6ª feira (13/05)- Ato na Prefeitura (Jd. Primavera) 9h
2ª feira (16/05)- Assembléia Geral às 13h no Clube dos 500

SEPE - D. CAXIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário