Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 7 de maio de 2011

Currículo do ensino médio vai mudar

Foram aprovadas nesta quarta-feira (04), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), novas diretrizes para o ensino médio. O objetivo é fornecer currículos mais flexíveis e adaptados ao contexto dos estudantes.

O currículo vai enfatizar uma das quatro grandes áreas: trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Por exemplo, se uma escola fica em uma localidade industrial, poderia enfatizar tecnologia e trabalho, dando mais lugar à física e química em sua grade.

Apesar de a proposta enfatizar uma das quatro áreas, as escolas vão continuar tendo a obrigação de lecionar matemática, português, ciências, filosofia e sociologia. Segundo o CNE, a diferença é que com as novas diretrizes as escolas têm a liberdade e o incentivo para dosar a grade horária como preferirem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 dá autonomia às escolas em relação à organização da carga horária e este é só mais um incentivo. Outra diretriz aprovada dá a opção para o ensino noturno oferecer 20% das aulas à distância e o curso pode durar mais do que os atuais três anos.

Vale lembrar que o documento ainda tem que ser homologado pelo ministro da Educação Fernando Haddad, mas o relator do tema no CNE, José Fernandes Lima, afirma que as chances de isso acontecer são altas, porque o texto foi construído com consultas ao Ministério da Educação. (MS)

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