Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 28 de maio de 2011

Prefeito de Búzios adere à mobilização pela Educação

Mirinho Braga recebeu a secretária da Educação Carolina Rodrigues para organizar a "marcha" por uma Educação de qualidade
Durante o encontro com o prefeito Mirinho Braga, a secretária Carolina Rodrigues propôs, entre outras coisas, uma Campanha na Escola, para integrar a família e a escola, tendo sido sugerido um grupo dos próprios alunos, para disseminar a importância da ma

A Educação é objeto de uma mobilização nacional com vistas a colocá-la não só ‘como prioridade de discurso’. O prefeito Mirinho Braga marcou um ato para o dia 31 (terça-feira) no CEMEI da Rasa, quando se reunirá com os profissionais do setor da Educação, e sugeriu à secretária que paralisasse as atividades nesse mesmo dia.

- Venho de um partido em que o tema Educação é sempre a primeira entre as prioridades. Foi nos meus governos que se construiu a rede de escola, e prosseguimos até agora, com uma nova, sendo erguida na Vila Verde, e outra com os projetos finalizados para São José/Cem Braça. Iniciamos com o ensino integral na Rasa, e, em breve, vamos estender ao restante do Município - relatou o prefeito.

Mirinho Braga defende com vigor a tese de que os setores da Educação e Saúde devem ter outras fontes de receitas, podendo os ‘royalties’ constituírem fundo especial para financiar os setores, inclusive bancando a folha de pessoal, já que, no seu entendimento, essa despesa deveria ser classificada em investimento.

Secretária promove concentração pela qualidade do ensino e pela boa conservação dos locais nas escolas

A Secretária Carolina Rodrigues já se reuniu com os Conselhos de Pais e representantes de turmas para discutir sobre novas medidas para qualificar o setor e melhorar os resultados na Educação.

- Ontem (25), tivemos uma reunião com o secretário Lyrio (Cel. Rodolpho Lyrio) da Ordem Pública, para elencarmos algumas medidas para aumentar a segurança na área das escolas - revelou Carolina, acrescentando que tem trabalhado em desenvolver um ambiente melhor e mais confortável para os profissionais da área, bem como para os alunos, destacando que a climatização das salas de aulas está entre essas medidas.

- As novas escolas já estão sendo construídas com ar-condicionados nas salas, os quadros já são os que dispensam o uso do giz, por exemplo. Enfim, vamos progredir nessas medidas, agora com a contribuição dos professores, dos alunos e do pessoal que dá suporte, vamos acelerar essas mudanças - esclareceu Carolina.

O Iº Encontro de Representantes dos Conselhos Escolares aconteceu no CEMEI da Rasa, na terça-feira (24), com aproximadamente 60 pais, além dos diretores das unidades escolares. O objetivo foi de unir forças para ‘conscientizar os alunos ser preciso conservar o ambiente escolar’.

- A criação de uma ‘Rede de Pais’, onde a participação permanente das famílias nos destinos educacionais de seus filhos é imprescindível. Por isso, a ênfase que o prefeito tem dado ao papel da família na Educação. Acordamos a formação de um grupo articulador de 2 pessoas por escola, para já na próxima reunião, apresentar propostas de soluções, para a fomentar o desenvolvimento da Educação Municipal.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Na mesma terça-feira, a secretária promoveu o I Encontro de Representantes de Turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, para todos desenvolverem propostas com vistas a tornar o ambiente das escolas mais agradável, e propor medidas para melhorar a conservação das unidades escolares.

A secretária Carolina Rodrigues ainda propôs uma Campanha na Escola, para integrar a família e a escola, tendo sido sugerido um grupo dos próprios alunos, para disseminar a importância da manutenção das escolas.

fonte: Jornal 1ª Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário