Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia de Luta pela Escola Pública de Qualidade


Fala da Professora Denize na Câmara Municipal de Cabo Frio em cumprimento da pauta do Dia de Luta em Defesa da Escola Pública abraçado pelo C.M. Rui Barbosa.

Cabo Frio tem uma linda história de luta sindical. Falo, hoje, em nome dos muitos profissionais que já ocuparam essa tribuna em defesa da Escola Pública de Qualidade.
A situação da Educação no município é de apatia e medo.
Muitos reclamam das condições de trabalho na rotina de nossas escolas, mas recuam da luta por seus direitos e de nossas crianças, receosos de represálias.
A política de contratos corrói a construção livre e coletiva da luta. Impossível poder contar com esses companheiros, algo compreensível nessa política eleitoreira.
Queremos denunciar os descumprimentos de leis municipais relativas à educação. Citamos alguns exemplos:
o uso limitado do passe livre pelos estudantes;
a nomeação de diretores de escola em desacordo com os princípios da lei de eleição;
os prazos e a falta de acompanhamento do Plano Municipal de Educação, que demandou tempo, inúmeras reuniões e para nada;
o engavetamento do Plano de Cargos, Carreiras e salários dos profissionais da educação;
a palavra dada e não cumprida do prefeito ao C.M. Rui Barbosa e à sua comunidade da construção de prédio que abrigasse dignamente essa escola;
a falta de concurso público nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Espanhol, disciplinas que hoje fazem parte da nossa matriz curricular;
o ressarcimento do desconto indevido dos profissionais, negociado em fevereiro com o prefeito, prometido para paulatinamente a partir de abril coisa que não aconteceu;
a falta de cobrança política dos componentes dessa casa ao reajuste realizado aos servidores e negado aos aposentados, pois a mensagem não passou por esse plenário.
São muitas as nossas demandas e nossa fala, aqui, é apenas eco da fala da Profª Amanda, que emocionou a todos e todas, apesar de sermos, há muito, sabedores do descaso e descompromisso dos governos com a Educação Pública.
O professor, senhoras e senhores, só será valorizado quando esse valor se der através de uma remuneração digna.
Como criar em nossos jovens o desejo pela profissão se não há reconhecimento financeiro no fim do mês?
Por fim, agradeço o espaço, porém digo que precisamos muito mais que espaço, este por vezes temos, o que precisamos são AÇÕES.
Espero que possamos amanhã ter notícias de atendimento e respostas a todas essas denúncias e solicitações feitas aqui nesta tribuna.
Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário