Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Audiência não teve presença de secretários, mas negociações avançam

Em audiência nesta quarta (06/07) na Assembléia Legislativa, diretores do Sepe e deputados estaduais discutiram a pauta de reivindicações da categoria em greve desde o dia 07 de junho. O líder do governo na ALERJ, deputado André Correa, afirmou que a antecipação de uma parcela da incorporação do Nova Escola deveria ser vista como vitória do movimento. Afirmou ainda que o governo está disposto a apresentar uma política de recuperação salarial para os profissionais da educação para os próximos três anos. Tal recuperação seria independente da incorporação do Nova Escola e da Gratificação do Plano de Metas. Contudo, afirmou que o governo ainda não tem condições para apresentar os índices que estariam envolvidos nesta política e solicitou a suspensão do movimento grevista para a instalação de uma efetiva mesa de negociação desta política de recuperação salarial.

Os diretores do Sepe e os deputados presentes argumentaram que esta proposta ainda é insuficiente e que a apresentação de algo mais concreto é fundamental para que os profissionais avaliem a possibilidade de suspensão da greve. Lembramos que não há motivos para o governo adiar a apresentação de sua proposta e que esta enrolação ameaça seriamente o ano letivo dos alunos. Solicitamos mais uma vez uma audiência direta com o governador.

Lembramos ainda outros pontos específicos que não dependem de muitos recursos para serem atendidos e que poderiam ser respondidos rapidamente: auxílio qualificação (cartão cultura) para todos, vale-transporte para os Animadores Culturais, fim da exigência do cumprimento do estágio probatório para enquadramento e adicional de mestrado/doutorado e equiparação do vencimento básico do funcionário com o salário mínimo. Discutimos por fim, a situação do corte do ponto. Frisamos que a reposição está diretamente relacionada ao não corte do ponto e que, embora não seja o ponto principal, este elemento deve constar das nossas discussões.

O deputado André Correa se comprometeu a levar todos estes pontos até o governador e apresentar as respostas antes da próxima assembleia.Verificará também a possibilidade de avançarmos na construção de um calendário de negociações para a recomposição salarial e no estabelecimento de parâmetros mínimos para o reajustamento salarial.

fonte: SEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário