Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

ALERJ PRETENDE NEGOCIAR ACORDO ENTRE PROFESSORES E GOVERNO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado André Corrêa, anunciou, nesta quarta-feira (06/07), durante reunião no Palácio Tiradentes, Centro do Rio, que vai intermediar o diálogo entre o Governo do estado e os professores da rede estadual de ensino que estão em greve. Após anunciar os avanços já conseguidos para a classe pelo Poder Executivo, Corrêa fez também um apelo em prol do fim da paralisação, que completa um mês amanhã. “O Governo já avançou muito, pois contratou mais de 30 mil professores por concurso público, concedeu à categoria o vale-transporte, incorporou o Nova Escola e, agora, antecipou essa incorporação. Com isso, o que estava previsto para acontecer em quatro parcelas, até 2015, está sendo feito de uma vez só. O Governo incorporou o equivalente a um aumento de 9,82%, um dado significativo dentro de uma economia estabilizada”, frisou o parlamentar.

Coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ), Maria Beatriz Lugão classificou como proveitosa a reunião. “Saímos com a expectativa de que os deputados consigam interceder junto ao Governo para que a negociação avance. Todos demonstraram bastante boa vontade em intermediar a negociação, em especial o líder do Governo. Agora, precisamos de sinalizações por parte do Executivo para que a greve seja suspensa. Queremos um reajuste salarial de 26% e que a administração estadual não corte os dias parados dos professores e funcionários grevistas”, declarou.

Quanto ao corte dos pontos, Corrêa disse que, caso a categoria suspenda a greve na sexta-feira (08/07), ele se compromete a trabalhar para que os grevistas não deixem de receber os dias parados, desde que os profissionais que aderiram ao movimento reponham as aulas. “Eu me comprometi, ainda sem a autorização do Governo, a trabalhar nesse sentido. Espero dar uma posição a eles até a próxima sexta-feira, quando a categoria fará uma nova reunião. Quanto ao índice de reajustes, deixei claro que não vamos apresentar nenhuma proposta, porque o Governo não vai cometer nenhuma irresponsabilidade ao assumir um compromisso que, depois, não possa ser cumprido”, afirmou.


Presidente da Comissão de Educação da Casa, o deputado Comte Bittencourt (PPS) acredita que o líder do Governo poderá avançar nas negociações junto ao Poder Executivo. “A reunião foi proveitosa. O líder comprometeu-se a levar essas demandas dos sindicatos ao governador Sérgio Cabral e ao setor da área de planejamento econômico governamental”, apontou. Os deputados Paulo Ramos e Luiz Martins, ambos do PDT, Marcus Vinícius (PTB), e Janira Rocha e Marcelo Freixo, ambos do PSol, também participaram da reunião.

Comunicação Social da Alerj

10 comentários:

  1. Tem algo estranho nesta notícia...
    A incorporação do Nova Escola vai acontecer totalmente? Mas se vai acontecer por que o aumento será de 9,82% ???
    Ficou dúvida nesta informação!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof,
    A incorporação total é para funcionários. Para professores só adiantariam uma parcela!

    Não vejo avanço nenhum na notícia. Fica parecendo que nossa reivindicação maior é o abano das faltas pelo código 61... fala sério!

    Vamos à luta, de luto e rumo à vitória!

    ResponderExcluir
  3. Mais migalhas! Estes deputados são uns vendidos. Esse André Correia é representante da minha cidade é um mentiroso.... Não tem credibilidade!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado ! Quando é para conceder reajuste para eles( deputados e governador), ninguém ouve falar em irresponsabilidade, em impacto no orçamento... aprovam e pronto! Quando se trata de pagar um salário mais digno ao professor, encontram uma série de impecilhos. Seria cômico , se não fosse uma VERGONHA !!! Basta de HIPOCRISIA !!!

    ResponderExcluir
  5. Watson,

    Compartilho de sua indignação.

    Só o legislativo legisla inclusive em causa própria. Um absurdo!

    Deveriam deixar os seus aumentos para a opinião pública, seria digno.

    Imagina se nós pudéssemos ter o poder sobre nossos aumentos??

    ResponderExcluir
  6. Com todo o respeito: isto é só um blog... Nada de concreto sairá aqui. As parcelas do Nova Escola foram antecipadas até 2012!!! E não 2015... Não houve aumento algum (ainda)!!! Sugiro que o movimento continue, e com mais força; pois o governo quer aproveitar o recesso de Julho para minar a greve. Profissionais: abram os olhos!!!

    ResponderExcluir
  7. ESSES CARAS SÃO CANALHAS, ELES GASTAM O DINHEIRO PÚBLICO COM PROPAGANDA ENGANOSA NOS JORNAIS, DIZENDO QUE EMCORPORARAM O NOVA ESCOLA, QUE DÃO VALE TRANSPORTE E ETC. POIS EU MORO EM VALENÇA E TRABALHO EM UMA ESCOLA EM VOLTA REDONDA, AÍ ELES ME DÃO UMA "AJUDA" NO TRANSPORTE DE R$ 57,00 POR MÊ ONDE CADA PASSAGEM CUSTA R$ 15,50 E EU VOU E VOLTO TRÊS VEZES NA SEMANA, FAÇAM AS CONTAS E VÊ SE TEM ALGUÉ ME DANDO VALE TRANSPORTE. É ANDRÉ CORREA, EU NÃO SEI SE VOCÊ SE LEMBRA MAS ESTUDAMOS JUNTOS NO COLÉGIO ESTADUAL TEODORICO FONSECA. SE VOCÊ FOSSE UM CARA DE CARÁTER, UM POLÍTICO SÉRIO, DÚVIDO QUE NÃO TENTARIA FAZER ALGO DE VERDADE. CHEGA DESSAS MENTIRADAS, DESSAS FALSAS PROMESSAS. PRIMEIRO ESTE SERGIO CABRAL "O FALSO" FAZ SUA PROPAGANDA DIZENDO QUE SUA MÃE E PROFESSORA APOSENTADA E QUE ELE IRIA RESOLVER OS PROBLEMAS DOS PROFESSORES. AGORA VEM VOCÊ DIZENDO QUE ELE JÁ FEZ ISTO E AQUILO. QUER SABER EU NÃO ESTOU NEM AÍ SE ELE ME DESCONTAR OS DIAS PARADO, POIS COMO DIZIA MEU PAI, DESCONTO DE NADA, NADA É!

    ResponderExcluir
  8. Cyborg,

    Alguém entendeu que o movimento acabou com conta da notícia veiculada pela ALERJ??

    CLARO que NÃO!!

    É apenas um informe da reunião de hoje. NADA mais que isso.

    ResponderExcluir
  9. Cyborg,

    Alguém entendeu que o movimento acabou "por" conta da notícia veiculada pela ALERJ??

    CLARO que NÃO!!

    É apenas um informe da reunião de hoje. NADA mais que isso.

    ResponderExcluir