Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 3 de julho de 2011

10 razões para a educação estadual estar em greve


1. Baixos salários de professores (R$ 610,38) e funcionários (R$433,00);

2. A propaganda do governo mascara a situação real da educação do estado. Tentam nos vender a imagem de uma educação de qualidade. No entanto a vida real é bem diferente. Mascarar com aluguéis e compras de coisas desnecessárias que chegam nas unidades escolares e não são instaladas ou não funcionam e dizer que todos os professores têm computadores são pequenas mentiras diante de tantos outros problemas graves.


3. Verbas de merenda e para a manutenção das escolas foram reduzidas, diminuídas. Converse com um diretor de escola do estado e confirme esta idéia. Não há investimento nos alunos, nas escolas e nem nos professores.

4. Obras inacabadas dadas como terminadas. Em uma escola de nossa cidade, uma empresa contratada pelo estado não terminou uma grande obra e deixou uma enorme quantidade de entulhos na quadra da escola! Os alunos não podem ter aulas de Educação Física na quadra por causa do lixo!


5. Os alunos são obrigados a fazer uma prova de matemática e português, criada pelo governo, chamada SAERJ, mesmo sem ter professor. O governo usa esta prova para colocar a culpa na escola e no professor pelo fracasso escolar.

6. Falta de professor. A cada dia, 20 professores pedem demissão no estado devido aos baixos salários e às más condições de trabalho. Pergunte a um aluno da rede estadual se ele tem todas as disciplinas com professores. Além disso, os professores que ainda estão no estado adoecem e entram em licença médica por causa das péssimas condições de trabalho e por causa das muitas horas-extras que são obrigados a cumprir para terem um salário um pouco maior. Você sabia que, mesmo sem professor durante um bimestre, a turma “ganha” nota na disciplina, mesmo sem ter participado de uma aula?

7. Superlotação de salas de aula;


8. Diminuição do número de aulas de algumas disciplinas. Um exemplo: em 2003, o aluno tinha 6 aulas de Língua Portuguesa. Hoje, 2011, este número se reduziu para 4. Por quê?

9. O Rio de Janeiro é o 2º estado que mais arrecada em impostos, porém é o que menos investe em educação.

10. Todos têm direito a uma educação de qualidade e é por isto que estamos lutando.

Professores filiados ao SEPE Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário