Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Professores do RJ mantêm greve e acampam em frente a secretaria




Reunião com secretário não teve resultados e haverá outra quinta-feira (15).
Grevistas chegaram a invadir prédio e polícia usou spray de pimenta.

Professores da rede estadual decidiram no início da noite desta terça-feira (12) manter a greve que já dura 35 dias e montar acampamento em frente ao prédio da Secretaria estadual de Educação, no Centro do Rio, pelo menos até quinta-feira (14), quando haverá nova reunião com os secretários estaduais de Educação, Wilson Risolia, e de Planejamento, Sérgio Ruy. Na quinta, é esperada também a participação do secretário estadual de Governo, Wilson Carlos, na reunião com os representantes dos grevistas.

A Secretaria de Educação confirmou a nova reunião na tarde desta terça, após um encontro de uma comissão de grevistas com os secretários. Segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Danilo Serafim, a reunião não chegou a qualquer resultado. Os professores deixaram a reunião aos gritos de "a greve continua".

O secretário de Educação, Wilson Risolia, disse em nota que está "aberto à negociação e ao entendimento".

"Desde o início da greve, esta é a quarta vez que recebemos o sindicato. Estamos abertos à negociação e ao entendimento", disse Risolia.

A categoria pede reajuste emergencial de 26%, incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015), e descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos.

No encontro, o secretário Wilson Risolia lembrou que o governo vem cumprindo os compromissos assumidos com a categoria, inclusive com melhorias salariais, e reafirmou os avanços conquistados até agora.

Mas, de acordo com Vera Nepomuceno, uma das coordenadoras do Sepe que participou da reunião, o governo não apresentou nenhum índice de reajuste para os professores. "Esperamos que o governo se sensibilize. Precisávamos de um índice (de reajuste), mas não foi apresentado. Até o momento foi oferecido muito pouco para a nossa categoria. Disseram que anteciparam parcela do Nova Escola, mas rebatemos que isso não é reajuste", afirmou, ao deixar o prédio da Secretaria de Educação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário