Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cidade sem lei


Segunda, 11/07, aconteceu a assembleia da rede municipal de Cabo Frio.

Na pauta escolha dos conselheiros do FUNDEB, Alimentação Escolar, Saúde. E outros informes

A escolha desses conselheiros deveria ter sido feita em assembleia convocada pelo governo, mas como o governo não tem essa prática democrática, solicitou ao SEPE que "aproveitasse" a chamada aos profissionais para também esse fim.

Em outros épocas foram convocadas assembleias nas escolas, depois uma assembleia dos eleitos nas escolas até chegar a representação do município... mas isso leva tempo, e o governo não tem tempo para essas "bobagens".

Pois bem, elegemos os representantes dentre os presentes.

Eu saí eleita conselheira do FUNDEB e da MERENDA.

Vou ler TUDO que posso sobre o tema nessas férias... serei conselheira atuante.

Após essas eleições pedi esclarecimentos ao Sindicato sobre o Comitê de acompanhamento do Plano Municipal de Educação, instrumento tão importante, tão deixado à margem pelo governo e do qual faço inúmeras denúncias.

Qual não foi minha supresa ao saber que os representantes dos segmentos (educação infantil, ensino fundamental, médio, EJA, etc) foram escolhidos em reunião fechada para diretores de escola.

Isso mesmo, pasmem!! São TODOS DIRETORES!!!

Veja o que diz o plano:
AÇÕES
1. Editar ato do Executivo criando o Comitê e definindo suas competências.
2. Compor o Comitê de Acompanhamento do Plano, com integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SEME), representantes dos segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA) do Conselho Municipal de Educação (CME) e de setores e/ou órgãos representativos da comunidade.
3. Nomear os integrantes do Comitê, eleitos em Assembléias dos respectivos segmentos.

Depois de mais esse absurdo propus que fizéssemos eleição também deste Comitê na assembleia.

Minha proposta foi aprovada e saí representante do segmento do Ensino Médio para acompanhamento do Plano.

O Sindicato pedirá ao governo que envie cópia da ata que foi retirado os representantes e indicará os nomes dos eleitos para compor o comitê.

Após esses acontecimentos a reunião que iria acontecer amanhã, quinta-feira, dia 14/07, ao que parece foi suspensa.

Com relação a notinha do Blog do Totonho sobre o envio à câmara, pelo governo, do Plano de Cargos dos Profissionais da Educação, há um equívoco de entendimento de nossa parte.

O que chegou à cãmara, pasmem mais uma vez, é a alteração anunciada pelo prefeito em janeiro/fevereiro de 6% para 8% nos níveis e que a prefeitura já vem pagando desde março , SEM APROVAÇÃO daquela casa legislativa.

Os aposentados não estão recebendo porque o IBASCAF diz não pagar sem lei... (eles têm medo da justiça... já o prefeito...) os aposentados fizeram uma corrida aos gabinetes dos vereadores na manhã desta terça-feira, dia 13/07.

É... nosso município tá perdido mesmo!!

Profª Denize

Nenhum comentário:

Postar um comentário