Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

"ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


Sou professor da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) do Rio de Janeiro, possuo duas matrículas como Docente I e gostaria de tornar público o que a população desconhece em relação à carreira do magistério, pois o Estado utiliza a máxima do “faça agora, mas receba depois”.


Quando um professor consegue a aprovação no concurso para o magistério estadual, toma posse e começa a trabalhar, mas só recebe o salário a que faz jus após 3 meses de serviço. Segundo minha Coordenadoria Regional, essa demora é comum no primeiro pagamento do Estado, mas, decorrido tal período, o pagamento passa a ser efetuado em dia. Esta informação não é veiculada nos meios de comunicação, pois, do contrário, quem se interessará em realizar concurso público para trabalhar sob tais condições? Quem se sentirá motivado pelo magistério sabendo que, além dos baixos vencimentos, não poderá dispor dos salários para seu sustento durante três meses? Como pagará suas contas: telefone, luz, água, impostos e demais gastos? A SEEDUC informará isso aos interessados em concorrer a uma das 3.500 vagas do novo concurso para o magistério? Quero acreditar que, em um governo democrático que "defende" a transparência das suas ações, isso ocorrerá. Em todo caso, estaremos de olho.


Quanto ao enquadramento por formação (para quem possui Pós-Graduação Lato Sensu), que incorpora mais 12% ao salário, só pode ser solicitado após o Estágio Probatório, que é de 3 anos para cada matrícula que o docente possuir. O mesmo se aplica ao Adicional de Qualificação, que acrescenta mais R$ 210,00 (Mestrado) ou R$ 420,00 (Doutorado). Contudo, não basta completar o tempo do Estágio Probatório para desfrutar de tais benefícios, é preciso requerê-los mediante autuação de processo administrativo na Coordenadoria Regional de sua lotação e ter paciência, pois a concessão dos mesmos demora (vide o caso dos milhares de professores que esperam há muitos anos).

O atual secretário de Estado de Educação fala em meritocracia e valorização do professor, mas, na prática, não é isso que acontece com o profissional da educação no início de carreira. Ele condiciona o bônus (de até 3 salários a ser pago em março de 2012) ao cumprimento de todas as metas estabelecidas para 2011. Gostaria de fazer uma sugestão ao Sr. Wilson Risolia: por que o senhor não concede também o referido bônus aos profissionais de educação que obtiveram os melhores resultados nos concursos públicos para o magistério estadual realizados pela SEEDUC? Como estes profissionais já foram avaliados e demonstraram que estão bem preparados para o exercício da sua função, parece-me justo tal reconhecimento.


Por último, façamos uma reflexão: 3 meses sem receber o primeiro salário, 3 anos de Estágio Probatório para pleitear enquadramento e adicionais para a 1ª matrícula (3 anos mais para a 2ª), bônus de até 3 salários para pagar no ano seguinte... Enfim, é ou não a prática do “faça agora, mas receba depois”?

Recebido por email

2 comentários:

  1. ingressei no Estado deste 2006 dei entrada no enquadramento mas o meu processo voltou para a escola que trabalho pois não tinha completado os três anos de estágio probatório,porém o meu processo ficou retido na escola não pude ter acesso a ele e a diretora não reenviou o processso novamente.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE É LASTIMÁVEL PERTENCER A ESTA CLASSE. SOU PROF DO MUNICIPIO E DEI ENTRADA NO MEU ENQUADRAMENTO UM ANO APÓS O MEU INGRESSO, EMBORA TODOS OS MEUS COLEGAS TIVESSEM DITO QUE ERA SÓ APÓS TRÊS ANOS, O NÃO ERA REAL. CONSULTEI O PLANO DE CARREIRA E LÁ DIZIA QUE APÓS UM ANO EU PODERIA DAR ENTRADA, ASSIM FIZ E EM JANEIRO RECEBI O MEU SALÁRIO JUNTAMENTE COM O ENQUADRAMENTO, SÓ NÃO FOI RETROATIVO.

    ResponderExcluir