Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tapete e Luta



Ontem, na confecção dos Tapetes de Corpus Christi, aqui em Cabo Frio, aproveitamos para panfletarmos e divulgar nossa greve.

Fiz, com meus alunos, um tapete de fuxico durante 4 meses. Foram quase 20 mil fuxicos.

Nosso trabalho chamou a atenção da população e, em todas as oportunidades, falei da nossa luta na rede estadual.

Fiquei com a camisa do movimento e com adesivos durante todo o dia. Várias emissoras vieram me perguntar sobre o tapete e, em todas as oportunidades, aproveitei para falar da nossa greve.

A repórter da emissora afiliada da rede globo (INTERTV) fez matéria sobre nosso tapete e, percebi nela, uma repulsa a mim por conta da minha blusa e dos adesivos.

Ela me fez várias perguntas sobre o tapete. Como vi que ela me evitava perguntei se eu (autora do tapete que ela tanto queria fazer imagens) não poderia gravar, ela disse que não, pois minha blusa não poderia aparecer. Disse-me: "Não podemos misturar as coisas". Respondi a essa jovem apresentadora que era lamentável a postura dela, que deveríamos contar com todos na luta pela escola pública e que nossas reivindicações são justas, dignas. Nada adiantou.

O câmera, então, fez as imagens de forma que eu não parecesse (de jeito nenhum) nas tomadas. Depois ele me disse: Professora, não adianta... se a senhora aparecer, a edição corta.

Pois é, companheir@s, essa é ordem! São obedientes ao chefe.

Lamentável!!

4 comentários:

  1. Ótimo exemplo, para mostrar à sociedade a ditadura subserviente da mídia. Isto é um desrespeito à Constituição e é um ato de censura, ao livre exercício da cidadania.

    Que democracia é essa, em que os meios de comunicação se colocam como censores e a população aceita tudo com naturalidade?

    Ontem postei no meu blog um artigo sobre esse tema, infelizmente o papel da mídia não é informar e sim manipular a população.

    Nunca vão dar espaço para a nossa luta, pois o nosso objetivo é uma educação de qualidade para que cidadãos esclarecidos não sejam manipulados e isso é tudo o que a mídia e as autoridades mais temem, pois a ignorância e alienação são as bases que os sustentam.

    Esse episódio é um estimulo para continuar a luta!

    A GREVE CONTINUA!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. EU COMO EDUCADORA FICO MUITO TRISTE, POIS TODOS ESSES PROFISSIONAIS PASSARAM PELAS MÃOS DE UM PROFESSOR!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena mesmo que queiram desassociar determinadas funções, né? Deveriam é tentar não misturar coisas como desrespeito, picaretagem e política! Isso sim! Mas se vc desse uma entrevista babando ovo do Governo e falando que pensa que Magistério é doação ia pro ar imediatamente. É muita sacanagem com o professor! Mas que saibamos driblar isso, pq, filmando ou não, sua imagem, amiga, está lá associada ao tapete na mente de todos que por lá passaram, tenha certeza. O bem sempre vence. Beijos. E vou lhe mandar a sua foto que eu tirei! Esta vai pro ar, com certeza. Parabéns pelo trabalho (tapete) e pelo trabalho (como lutadora).

    ResponderExcluir
  4. Agradeço o carinho.
    Eu nucna espero DELES reconhecimento.
    O que me importa é saber que nossa luta não é em vão. Nossos alunos nos têm como exemplos. Esse reconhecimento é o que vale.
    Mas mesmo assim, não devemos nos calar.
    É importante a denúncia para que novos tempos venham num futuro.
    Vamos à luta, de luto!

    ResponderExcluir