Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Código de Honra


















Aos meus alunos e aos do front
Juro sobre meus joelhos doloridos
E garganta ardida
dedicação
Prometo esforço dobrado
fazer vocês
melhores do que já são.
Prometo conteúdos desveladores
Das sutilezas contidas
Em determinadas misérias humanas
Não falarei de datas
Nem dos que dão nomes as ruas e praças
E seus fatos geralmente sem graça
A história é outra.

Nela fervem anônimos atores
Sem datas
Que não constam em nominatas.
São heróis
os que cotidianamente
combatem
Na linha de frente
Em diferentes frentes
A burguesia cínica
Seus cínicos e mercenários combatentes
Ofereço
O debate franco
Problematizações
E, sem ser neutro,
Nem geógrafo:
O Norte do que acredito
A saber
A inacabada pedagogia da promoção humana
Afetivamente combinada
Como Vigotsky desejava.
O professor que lhes falou de Matrix
Das falsas aparências superestruturais
Empenha-se para entregar-lhes
A pílula avermelhada
uma segunda leitura
Rebate da realidade pasteurizada
Pela imprensa covarde
Mercantilizada
Nesta greve
Perdoem por danos causados
Não estou matando aula
Estou aprendendo com vocês
Perdoe-me Lênin
Neste momento a recusa do passo atrás
Mas é longa a marcha
E eu só preciso de uma bota de sete léguas
Retroceder agora
é abrir flanco para o retrocesso
Por isso eu lhe peço
Vamos avançar.
Se o pelotão recuar
Seguirei firme por saber que você estará comigo
Em nome da dignidade
Quero meu código de honra
Pode lançar 61

Texto Prof. Sidney (JUN2011)
Arte da Profª Denize


Fonte: Partido Comunista Brasileiro -Base Francisco Bravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário