Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Farsa!!!


Caros,
Nós que estivemos na Alerj acompanhando a Lei de responsabilidade educacional relativa ao ano de 2010, assistimos a vergonha da Seeduc não responder à Comissão de Educação o porquê de seus dados serem ainda os mesmos (2005) que os apresentados pela ex secretaria Tereza Porto., apesar do "grande investimento de dinheiro público em tecnologia", fala do presidente da comissão. Quando a Seeduc apresentou os dados recentes da Conexão Educação foi pior ainda porque os mesmos dados foram tiverasm sua veracidade colocados sobre suspeita. pela comissão. É bom lembrar que há representação no MInistério Público (Deputado Marcelo Freixo) contra o mesmo Conexão que coloca nota para aluno que sequer tem professor na disciplina. Nessa audiência o Sepe quase não precisou falar porque os dados falaram por si mesmos: é tudo uma grande farsa e tem que ser denunciado! Além de professora que se recusou a colocar nota em dois bimestres para alunos que não tiveram aula (ou o sistema assume o Sem Professor ou tem que assumir que mascara a real situação da rede), sou mãe dessa mesma escola que teve o boletim do filho com nota 5 em disciplina sem professor durante 3 bimestres. Vale a pena ver de novo a gravação dessa audiência na Alerj! Até para os que têm dúvida sobre o boicote que o sepe está chamando para o Conexão Educação terem certeza que é a posição acertada contra o Plano de Metas com morte anunciada desse governo. Agora, porque nosso movimento está forte, a Seeduc coloca no site, além de adiar mais uma vez o lançamento de notas nesse sistema totalmente desconectado com um projeto inovador de otimização de dados, um apelo e uma sutil ameaça:

Uma vez mais, gostaríamos de agradecer o comprometimento dos professores que trabalharam com empenho para fazer parte dos mais de 70% que lançaram suas notas até a semana passada.

O não lançamento das notas até o dia 05/06 caracterizará o não cumprimento das normas estabelecidas pela Secretaria.

E como se não bastasse ainda apela:

O empenho do professor em atualizar o boletim dos alunos no Conexão Educação é a base fundamental para o sucesso da gestão do ensino no estado. A partir das notas lançadas, a Seeduc poderá analisar, historicamente, o desenvolvimento do aluno. O lançamento de notas é um componente essencial para as ações de correção de rumos ao longo do ano.

Mentira! O sucesso da gestão do ensino não depende de lançamento de notas num sistema caro e ineficiente. As notas dos nossos alunos faz parte de um compromisso dos educadores com o processo ensino aprendizagem do qual não abrimos mão. O componente essencial para uma gestão politica pedagógica na educação é um Projeto de educação (não plano de metas) comprometido com a educação pública, com a democracia, com a autonomia dos ppps de cada escola, com uma política de salários dignos.

Fala Serio, secretário! Profissionais da educação, vamos dar uma resposta a esse Plano de Metas no dia 07 de Junho! Diretores de escolas, vocês fazem parte da categoria, vocês não são o governo, é preciso localização (GPS)!

Profª Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário