Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 17 de julho de 2011

CARGA HORÁRIA PASSARÁ PARA 30 HORAS


Professores da rede estadual de ensino poderão ter carga horária semanal de 30 horas, em substituição às 16 horas que estão em vigor. Com a mudança, o salário base vai mudar de R$ 836 para R$ 1.560. A medida está em estudo na Secretaria Estadual de Educação e a regra valerá para os futuros 3.500 professores aprovados em concurso que ainda será realizado nesse semestre.

A novidade é que os atuais 51 mil professores regentes também poderão optar pela nova carga horária. As regras da migração serão divulgadas pela pasta. Segundo o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, a mudança tem o objetivo de incentivar o professor a dedicar mais tempo de trabalho à rede estadual de ensino.

O impacto no orçamento do estado está sendo calculado pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Risolia informou que é necessário partir do princípio que os 51 mil professores vão aceitar a proposta.

“Precisamos fidelizar o professor e é por isso que estamos aumentando a carga horária. Faz sentido subir a carga horária, principalmente, pelas mudanças que estamos implementando. Preciso de professores para o contra turno (aulas de reforço) e para a nossa meta de oferecer 100% da rede com ensino profissional até 2023. É necessário sincronia”, explicou Risolia.

A rede estadual terá reforço, no segundo semestre, de 3 mil novos professores que já estão em treinamento. “Isso será fundamental para diminuir a defasagem”, disse o secretário. Esses professores chegam para substituir os 2.376 que saíram no primeiro semestre. Segundo Risolia, 90% dos pedidos foram de aposentadoria.

fonte: O DIA

Um comentário:

  1. É ESCRAVIDÃO! OS SENHORES DE ENGENHO QUEREM RETORNAR COM A ESCRAVIDÃO E QUEREM COMEÇAR PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

    C@UROSA

    ResponderExcluir