Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


domingo, 5 de junho de 2011

Mostra do Conhecimento - 2011





Aconteceu nesta sexta, dia 03/06, no teatro municipal a Mesa Redonda de abertura da Mostra do Conhecimento 2011 : "A diversidade passa pela escola: das tribos urbanas às diferentes cores e culturas", mais uma vez, o Colégio Municipal Rui Barbosa promove uma atividade que colabora na formação de seus alunos e alunas.

Leiam, abaixo, a justificativa da escolha do tema integrador, indicação de um grupo de alunos:

Durante todo o século XX e início do século XXI foram promovidas muitas lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade. Entretanto, em todas as sociedades, ainda são encontradas atitudes e convenções sociais discriminatórias.

O Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos, por parte dos seus cidadãos e cidadãs. Mas ainda temos imensos desafios a vencer, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso e permanência na educação básica (especialmente em nível médio), quer do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade. As discriminações, os preconceitos, a violência contra determinados grupos, ainda são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira, até mesmo na escola.

Sabemos que a superação das discriminações implica em políticas públicas específicas e articuladas, mas não basta a determinação de leis, se não houver responsabilidade e mudança nas práticas. Daí a grande importância de se promover ações que discutam sobre a temática da diversidade, motivando a reflexão individual e coletiva e contribuindo para a superação do tratamento preconceituoso.

A Mostra do Conhecimento Integrado do CMRB / 2011 justifica-se neste sentido. A intenção é justamente trocar experiências, desvendar novas culturas, mudar opiniões. É um tema de forte debate, mas que pode nos levar a uma nova reflexão em busca de uma sociedade mais igualitária, sem preconceitos e discriminação.

Além disso, muitas das categorias de estudo da Mostra estão relacionadas aos Temas Transdisciplinares , conforme o currículo do CMRB, facilitando assim o trabalho com esses próprios temas.

Um comentário:

  1. O prfessor Aloysio me recomendou o blog, foi uma satisfação participar da mesa, e seus comentários nos bastidores muito engraçados, abçs. Gustavonline@hotmail.com

    ResponderExcluir