Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sábado, 6 de novembro de 2010

Vitimização de Professores e a Alunocracia na Educação Básica

A professora doutora Tania Scuro Mendes da Universidade Luterana do Brasil, com a colaboração da aluna Juliana Torres, desenvolveram uma pesquisa denominada: A Vitimização de Professores e a Alunocracia na Educação Básica.
Os resultados dessa pesquisa foram utilizados para elaboração, pelo Senador Paulo Paim, de dois Projetos de Lei. O Projeto de Lei nº 178/2009 altera, quatro artigos da L.D.B (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Este Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade no Senado e está sendo encaminhado à Câmara Federal de Deputados.
O outro Projeto de Lei, de nº 191/2009, estabelece medidas protetivas ao professor, especialmente em casos de agressões verbais e físicas, o que se constitui em legislação inédita na educação brasileira. Este projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado e também será enviado à Câmara Federal de Deputados.

Link para a pesquisa
Fonte: http://www.cpers15nucleo.com.br

Um comentário:

  1. Sou professora de uma Escola Pública em Santa Catarina, fui agredida verbalmente e posso dizer fisicamente por uma aluna, o ocorrido me trouxe, frustração, ansiedade, desilusão quanto á Educação.
    Procurei ajuda, não obtive, hoje vasculhando na internet, fiquei sabendo do Projeto de Lei n 191/2009.
    A grande maioria dos meus colegas de trabalho, assim como eu, não devem saber deste Projeto de Lei, vamos divulgar.

    ResponderExcluir